Folha2

Funfarme promove ação do Outubro Rosa com serviços gratuitos à população da região, nesta segunda-feira

 


Nesta segunda-feira, dia 6, moradoras da região noroeste paulista poderão passar por serviço de beleza gratuito e orientações em alusão ao Outubro Rosa. O evento, realizado pelo Complexo Funfarme, será no estacionamento do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, a partir das 8 horas, com a apresentação da banda da Polícia Militar. A programação é gratuita e aberta à população.

No local, mulheres terão acesso a serviços de beleza na carreta da Labrizza. Às 9h30, a chefe do Serviço de Mastologia e Mamografia do Hospital de Base (HB), Dra. Silvia Perea, ministra palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce ao lado do Dr. José Luiz Esteves, mastologista do HB. No período da tarde, o tema será abordado pelo Dr. Vitor Toniollo Sarni, também mastologista do Hospital de Base.

Segundo a médica, o objetivo é ampliar o debate sobre a importância da mamografia e combater informações falsas. “Vamos estar lá para esclarecer dúvidas. Sempre frisamos que não se deve ter medo de fazer o exame”, afirma Silvia.

Neste ano, a campanha traz como eixo central o cuidado de quem cuida. As ações serão voltadas também a mães e cuidadoras atendidas no Instituto Lucy Montoro. O foco é reforçar a necessidade do autocuidado e da realização de exames preventivos.

Outra frente é o combate às fake news. Circulam, nessa época, boatos de que a mamografia causa câncer ou de que a biópsia dissemina tumores. “Isso não é verdade. A disseminação está relacionada à evolução da doença”, ressalta a mastologista.

O terceiro tema em destaque é a recomendação do SUS para que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos — antes, a faixa etária indicada era de 50 a 69 anos. No Hospital de Base, esse protocolo já era adotado. “Aqui, desde sempre fazemos o exame a partir dos 40 anos na rede pública”, conclui Silvia.

Na região de Rio Preto, o Hospital de Base é referência no atendimento oncológico pelo SUS. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura e amplia as possibilidades de tratamento menos invasivo. O Outubro Rosa reforça o papel da instituição em oferecer acesso gratuito e de qualidade à população.

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2