![]() |
Paella Caipira será peparada e servida pelos maçons na Praça da Matriz de Potirendaba |
A loja maçônica Mário Proietti se prepara para realizar o seu primeiro evento filantrópico em Potirendaba. Nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, os 18 integrantes dessa loja maçônica irão literalmente colocar a mão na massa e nas panelas para ajudar a preparar uma deliciosa paella caipira.
A paella caipira difere da tradicional, originária da Espanha, com a substituição dos frutos do mar por carnes suínas e de frango, além da adição de ingredientes locais brasileiros, como o milho, torresmo e a pimenta dedo de moça, refletindo o sabor do campo. A versão caipira da paella incorpora temperos e ingredientes que remetem à culinária do interior paulista, enquanto a paella espanhola tradicional leva um sortido de mariscos com tomate e pimentão, além de açafrão e especiarias mediterrâneas.
O cartorário Luís Henrique Montemor Fortes, que ocupa o cargo de venerável mestre da loja, informa que essa é a primeira de uma série de atividades que a loja maçônica pretende promover em Potirendaba para ajudar as entidades assistenciais. “Cem por cento da renda desse evento vamos destinar para o Lar São Vicente de Paulo, o asilo que cuida dos idosos sem muito ou vezes nenhum poder aquisitivo”, explica Luís Henrique, pedindo a colaboração da população local e dos maçons da região.
A barraca da paella caipira estará na Praça da Matriz nos dias 11 e 12, das 8 às 23h. A loja maçônica de Potirendaba leva o nome do contador Mário Proietti. Ele nasceu em Santa Albertina, mas mudou-se ainda criança para Potirendaba onde iniciou sua carreira profissional como auxiliar de farmácia e auxiliar contábil. Atuou como representante comercial, corretor de imóveis e ocupou a direção de grandes empresas paulistanas. Em junho de 1980 ele assumiu o cargo de Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP).
Mário Proietti mantinha vínculos familiares com Potirendaba porque o seu sobrinho Maércio Amato, autor do Hino de Potirendaba, estava sempre em contato com o tio. Maércio Amato, junto com o jornalista Nelson Gonçalves, participou em 2013, durante a gestão do Grão-Mestre Francisco Gomes da Silva, do concurso para a escolha do Hino Oficial da GLESP. A dupla ficou em segundo lugar no certame.
.
![]() |
Paella caipira é tão saborosa quanto a tradicional paella espanhola feita com frutas do mar |