Folha2

Obesidade é tema de palestra de médico endocrinologista, gratuita, aberta à população, neste sábado, 22 de março, na Sociedade de Medicina de Rio Preto

Sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto, local da palestra

 Hoje, 56% dos adultos brasileiros são obesos ou têm sobrepeso (34% com obesidade e 22% com sobrepeso). A obesidade, portanto, é um dos maiores problemas de saúde do país e será o tema de evento gratuito, aberto à população, realizado pela Regional de Rio Preto da Associação Paulista de Medicina (APM), neste sábado, a partir das 9 horas, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto, localizada na Alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5661, bairro São Manoel, em Rio Preto. O telefone é 17 3227-7577. 

O evento é o primeiro do Ciclo de Palestras 2025 da APM Rio Preto, no qual o endocrinologista Marcelo José de Grandi Maciel abordará o tema “Obesidade: uma epidemia silenciosa” e estará à disposição para esclarecer dúvidas da plateia.

endocrinologista Marcelo José de Grandi Maciel 
Foto: Ricardo Milani

A palestra é voltada para pacientes e familiares interessados em aprender mais sobre obesidade e cuidados preventivos e pessoas que buscam melhorar sua saúde e qualidade de vida, além de profissionais da saúde, especialmente endocrinologistas, nutricionistas e médicos, estudantes de áreas da saúde. 

“Este evento visa esclarecer os principais aspectos da obesidade, compartilhando conhecimento essencial para o enfrentamento dessa ‘epidemia silenciosa’”, afirma Dr. Fabio de Nazaré, diretor do Departamento Científico da APM Rio Preto. 

Pesquisa apresentada no Congresso Internacional sobre Obesidade, em 2024, revelou que quase metade dos adultos brasileiros (48%) terá obesidade até 2044, e mais 27% terão sobrepeso – assim, dentro de 20 anos, três quartos dos adultos brasileiros terão obesidade ou sobrepeso. 

Segundo Dr. Fábio de Nazaré, a APM e o endocrinologista terão como tônicas da palestra abordar a obesidade como um dos principais problemas de saúde pública da atualidade, discutir os fatores que contribuem para a doença e suas consequências a longo prazo, apresentar estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento, conscientizar o público sobre a importância de hábitos saudáveis e a conscientização sobre os impactos da obesidade.

“Durante toda a manhã deste sábado, queremos criar um espaço para a interação entre nosso colega endocrinologista e a plateia para o desenvolvimento de soluções eficazes para o enfrentamento da obesidade”, afirmou o diretor científico da APM Rio Preto.

Um a cada três brasileiros é obeso, mostra Atlas Mundial 2025 

Um a cada três brasileiros (31%) vive com obesidade e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No país, cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas. Os dados são do Atlas Mundial da Obesidade 2025, da Federação Mundial da Obesidade, lançado em 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade.

O relatório mostra que 68% dos brasileiros têm excesso de peso, 31% têm obesidade e 37% vive com sobrepeso. O Atlas traz ainda uma projeção de que o número de homens com obesidade pode aumentar em 33,4% até 2030. Entre as mulheres, essa porcentagem pode crescer 46,2%.

Atualmente mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade. Projeções indicam que esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030, caso medidas efetivas não sejam implementadas.

SERVIÇO

Palestra “Obesidade: uma epidemia silenciosa”

Palestrante: endocrinologista Marcelo José de Grandi Maciel 

Sábado, 22 de março, a partir das 9 horas

Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto

Alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5661, bairro São Manoel. 

Telefone 17 3227.7577

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2