![]() |
Com 92 integrantes a Banda-Orquestra Facmol de Pereira Barretp é um espetáculo inesquecível para se ver. Estará se apresentando nesta sexta-feira em Potirendaba |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
Nesta sexta-feira, dia 21 de março, a cidade de Potirendaba comemora 99 anos de história com uma festa que traz um novo olhar sobre o aniversário da cidade, priorizando a valorização das raízes locais e o reconhecimento dos talentos regionais. Ao preferir investir grandes quantias em shows com artistas sertanejos de renome nacional, que cobram milhões e muitas vezes deixam a cidade sem herança cultural, a prefeitura tomou uma decisão estratégica, inovadora e acertada.
A escolha foi dar voz aos jovens e aos músicos da região, criando uma programação que, além de ser mais acessível, promove o crescimento cultural da própria comunidade. Artistas locais, bandas regionais, grupos de dança e outros artistas regionais terão destaque nas celebrações, proporcionando uma festa mais autêntica e conectada com as tradições da cidade. Essa decisão reflete um esforço de fortalecer a identidade cultural de Potirendaba, sem abrir mão da qualidade
Essa é uma grande oportunidade para Potirendaba não apenas comemorar seus 99 anos, mas também para fortalecer o orgulho de sua gente e a importância da cultura que nasce e cresce aqui mesmo, ao invés de depender de fórmulas externas. Com um olhar atento às necessidades da cidade e um planejamento que coloca o futuro da cultura potirendabense em primeiro plano, essa festa promete ser mais que uma celebração de aniversário: será um verdadeiro símbolo de mudança cultural.
A própria prefeita Gi Franzotti ficou admirada quando soube que os músicos da Banda Facmol, de Pereira Barreto, não fizeram nenhum tipo de exigência sobre alimentação a ser servida pela prefeitura. “Geralmente esses artistas que vem de fora fazem um monte exigências, como comida japoneza no camarim e toalhinhas para enxugar o suor e tantas outras coisas que a gente não sabe onde buscar”, revelou, explicando que os integrantes da Facmol pediram apenas arroz, feijão, salada e macarrão. “São gente simples, como nós, sem frescura”. Clique aqui para saber mais sobre essa banda.
Além da apresentação da Banda Facmol, que é atualmente uma das melhores bandas do país, a prefeitura fará a distribuição de pipoca doce, paçoca, pão com carne moída e refrigerantes para a população. Para as crianças também haverá passeios gratuitos no trenzinho da Carreta Tornado. Quem nunca viu e não conhece a Facmol ficará admirado com a apresentação dos músicos.
História
O distrito de paz de Potirendaba foi criado em 1919, pertencendo ao município de Rio Preto. A emancipação política de Potirendaba ocorreu em 21 de março de 1926. No ano que vem o município comemora 100 anos de emancipação político-administrativa.
Com população estimada em cerca de 18 mil habitantes, o nome Potirendaba é um termo tupi-guarani que significa “lugar onde possuem flores”. O nome é formado pela junção das palavras “potyra” (florido) e “endaba” (lugar). Os potirendabanos costumam traduzir o nome como “buquê de flores”.
Banda-Orquestra Facmol
Fundada no ano de 1992 inicialmente como uma fanfarra, cuja sigla Facmol (Fanfarra Celda Melo) se mantém até hoje, mesmo após o grupo ter se tornado, em 2010, banda e orquestra de sopros e percussão. Ao todo são 92 integrantes entre estudantes de música e professores instrumentistas que tocam por amor à música.
A faixa etária dos integrantes é diversificada, contemplando crianças de 13 anos e adultos de 45. Dentre os elementos sonoros que compõem o grupo estão os instrumentos de sopro, como trompas, trompetes, tubas e trombones, além dos instrumentos de percussão. Todos integrantes tocam por música. E além de tocar eles realizam maravilhosas acrobacias, dançando e fazendo evoluções com o corpo.
O repertório inclui uma mistura do erudito com o popular. A banda possui histórico de grande sucesso. Já recebeu mais de 170 premiações obtidas em concursos e mostras por todo o país. Destes mais de 80 prêmios foram em primeiro lugar. A regência do grupo está sob a responsabilidade do maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, um dos idealizadores e criadores do grupo. O espetáculo proporcionado pela banda-orquestra envolve o público com uma dinâmica de palco totalmente inovadora e moderna. É um espetáculo de nível internacional, inesquecível, que merece ser visto por todos os brasileiros.
Clique aqui para ver mais apresentações da Banda-Orquestra Facmol