Folha2

México deve eleger hoje primeira mulher presidente

A candidata presidencial do partido governista, Claudia Sheinbaum (à esquerda) e Xochitl Galvez, a candidata da oposição, lideram as pesquisas de intenção de votos no México (foto reprodução da agência Reuters//Quetzalli Nicte-Ha)

 

Nelson Gonçalves, da Folha2

Os mexicanos vão às urnas neste domingo, 2 de junho, numa eleição histórica para escolher o próximo ou a próxima presidente que governará o país até 2030. A maioria dos institutos de pesquisa do México dá como certa a vitória das mulheres. Duas mulheres lideram em todas as pesquisas de intenção de votos.

Claudia Sheinbaum, de 61 anos, de perfil progressista e do partido Morena, o mesmo do atual presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, considerado de centro-esquerda e que governa o México desde 2018, lidera as pesquisas. Os percentuais mostram que se tivesse eleição de dois turnos no México que ela ganharia facilmente no primeiro turno.

 Atrás de Claudia, que figura nas pesquisas com percentuais entre 52% a 60%, está outra mulher. A oposicionista Xóchitl Gálvez, da coligação Fuerza y Corazón por México (centro) figura nas pesquisas com percentuais variando entre 21%  36%. Bem mais atrás, em terceiro lugar nas pesquisas, aparece o candidato Jorge Álvarez Maynez, também opositor do governo de Obrador. Jorge aparece nas pesquisas com percentuais variando entre 6% a 23%.

Se as pesquisas estiverem certo uma mulher será a próxima presidente do México. Se isso ocorrer será a primeira vez que os mexicanos elegerão uma mulher para ocupar o principal cargo de direção no país. Não há segundo turno no México. Vence quem tiver mais votos absolutos, independente da porcentagem.

 Segundo o INE (Instituto Nacional Eleitoral) essa será o maior pleito no país. Mais de 98,3 milhões de eleitores decidirão os nomes que ocuparão 20.708 cargos. Dentre eles, 128 senadores e 500 deputados, além de sete governadores. O voto não é obrigatório.  A disputa deve eleger, muito provavelmente, a 1ª presidente mulher na história do país.

.

Da esquerda para direita, os candidatos à Presidência do México Claudia Sheinbaum (Sigamos Haciendo Historia, centro-esquerda), Xóchitl Gálvez (Fuerza y Corazón por México, centro) e Jorge Álvarez Máynez, (Movimiento Ciudadano, centro-esquerda)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2