Folha2

Sindicato realiza protestos contra fechamento de agências do Itaú e Bradesco

 

Agência 7136 do Banco Itaú, na avenida Mirassolândia em Rio Preto, é uma das agências que serão desativadas, gerando desemprego e prejudicando moradores da zona Norte 

Diretores do Sindicato dos Bancários estiveram, nos últimos três dias, protestando defronte das agências dos bancos Bradesco e Itaú que serão desativadas em São José do Rio Preto. Nos últimos cinco anos, 24 agências foram fechadas na cidade. A crescente popularização dos bancos digitais e dos aplicativos bancários é o principal fator apontado para o fechamento das agências.

 A agência 7136 do Banco Itaú, localizada na avenida Mirassolândia, será fechada na próxima segunda-feira (22). As contas dos clientes dessa agência migrarão, segundo o banco, automaticamente para a unidade 4222, da avenida Fortunato Ernesto Vetorasso. Por intervenção do sindicato, os funcionários da agência fechada serão realocados para outras agências da cidade e região.

A mesma situação ocorre com duas agências do Banco Bradesco. A agência 3014, localizada na avenida Faria Lima, e a agência da avenida Danilo Galeazzi funcionarão somente até esta sexta-feira (19). As duas agências serão desativadas. O Sindicato dos Bancários fez intermediações, junto a diretoria regional do banco, para que a maioria dos funcionários fosse mantida. Alguns foram remanejadas para agências nas cidades de Palestina, Paulo de Faria e Tanabi.

Na agência da avenida Mirassolândia do banco Itaú trabalham 12 bancários, dois seguranças e duas faxineiras, além de um pessoal terceirizado que dá manutenção nos computadores e nos aparelhos de ar condicionado. O vice-presidente do sindicato, Hilário Ruiz, observou que Itaú afixou cartaz na porta de entrada do banco informando que agência seria mudada de endereço. “Isso não é verdade, a agência lamentavelmente está sendo fechada”, afirmou, observando que isso é bom para o banco, ruim para os funcionários e péssimo para os clientes.

Os sindicalistas observaram que antes mesmo da agência abrir suas portas para atender o público no horário bancário já havia fila, com mais de 20 pessoas aguardando para serem atendidas pelo banco. Muitos clientes, a maioria pessoas simples, moradoras em bairros da zona Norte da cidade, reclamaram do fechamento da cidade. O aposentado Mário Sérgio Silva reclamou que aquela agência fica próxima de sua residência e a mudança irá tornar sua vida mais difícil. “Eu não tenho carro e tenho problema com locomoção”, afirmou.

No ano passado o lucro do Itaú foi mais de R$ 35 milhões. “Não se justifica fechar agências”, enfatizou Júlio César Grochovski, presidente do sindicato e funcionário do banco. “O sindicato é totalmente contra o fechamento das agências. E os bancos não conversam com o movimento sindical sobre os fechamentos, só comunicaram”.

Além do fechamento dessa agência do banco Itaú na avenida Mirassolândia, o Bradesco também anunciou o fechamento de duas unidades nesta semana: as agências das avenidas Danilo Galeazzi e Faria Lima. Nas duas o sindicato também realizou protestos para manifestar a insatisfação dos bancários.

Durante a manifestação, realizada nesta quinta-feira (18) na porta do banco Itaú, o presidente do sindicato afirmou que nenhuma autoridade municipal, quer seja do Poder Legislativo ou Executivo, manifestou apoio ou solidariedade ao movimento que visa chamar a atenção da população contra o fechamento das agências, que causa desemprego e instabilidade emocional nas pessoas.

.

Movimento é grande na agência que será fechada. Durante o dia há filas de pessoas para serem atendidas

Presidente do Sindicato dos Bancários, Júlio César, é entrevistado pelo jornalista Sérgio Sampaio, do Jornal do Trabalhador

Hilário Ruiz, vice-presidente do sindicato, e o ex-presidente e atual diretor Brechó

O presidente do sindicato, Júlio César, acompanhado de outros diretores da entidade, presta solidariedade aos funcionários do Banco Itaú. Sindicato interviu para que não ocorresse demissões de empregados

O presidente do Sindicato, Júlio César, tranquiliza os funcionários, dizendo que a instituição está atenta para que não ocorra demissões de bancários e bancárias

O aviso de que a agência seria desativada chegou justamente no dia em que um dos funcionários comemorava aniversário

Diretores do Sindicato dos Bancários se posicionaram na porta do banco para protestar contra o fechamento da agência do Itaú na avenida Mirassolândia

Movimentação na frente da agência chamou a atenção da imprensa da região

Cartaz na porta do banco diz que a agência vai mudar de endereço, quando na verdade ela estará sendo desativada

Presidente Júlio César durante entrevista ao jornalista Sérgio Sampaio

.

Numa encenação teatral, a "morte" chegou até agência

Diretores do Sindicato dos Bancários se solidarizam com os funcionários do Bradesco

Agência 3014 da avenida Faria Lima funciona até esta sexta-feira (19)

Diretores do Sindicato realizam protesto contra o fechamento da agência do Bradesco


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2