![]() |
Dogd Dart, com quase 5 metros de comprimento, foi um dos maiores carros fabricados no Brasil |
O Dogd Dart foi um dos
veículos mais emblemáticos fabricados no Brasil e que faz parte da chamada
linha dos “beberrões”, em razão do alto consumo de combustíveis, completa, em
2024, 55 anos do seu lançamento. Foi lançado em outubro de 1969 pela Chrysler,
que desde 1967 exportava para terras brasileiras os modelos Simca Chambord,
Esplanada e GTX. Em 1971 foi considerado como o carro do ano pela revista
Autoesporte, principal publicação especializada na época.
A estreia foi feita com
carroceria sedã de quatro portas com 4,96 metros de comprimento. Lançado para
fazer concorrência direta com os luxuosos Ford Galaxie e os esportivos Ford
Maverick e Chevrolet Opala, o Dog Dart foi um dos primeiros veículos
brasileiros com direção hidráulica e ar condicionado opcional, um luxo para a
época.
Apesar da distância entre
os eixos ser de 2,82 metros, o espaço interno não era tão grande quanto o
exterior. O motor de 8 cilindros ocupava um bom espaço na frente e o
porta-malas era também grande. O câmbio era manual de três marchas com alavanca
na coluna de direção, abrindo espaço para um banco inteiriço na frente. A
suspensão, com molas, fazia parecer que o carro flutuava quando estava em alta
velocidade.
Ao longo dos anos de sua
produção no Brasil o Dodge Dart passou por várias versões, com mudanças e
detalhes novos a cada ano. Mas sempre com o mesmo motor com 215 cv de potência
e 42,9 kgfm de torque brutos. Em 1972 foi lançado o Gran Sedan, versão topo de
linha que trazia pneus com faixas brancas, calotas diferenciadas e teto de
vinil preto. Por dentro o acabamento era luxuosos, e dava direito até a um
painel com apliques imitando madeira. Possuia o maior motor até então fabricado
no Brasil: V8 de 318 polegadas cúbicas. A média de consumo era d 4 km por litro.
O Dodge Dart é um modelo
bastante cultuado pelos colecionadores. Era tido como um dos modelos clássicos
e raros. Muitos exemplares ainda podem ser encontrados em perfeitas condições e
com total originalidade e funcionamento.
![]() |
O Dodge Polara 1800 chegou a vender quase 100 mil unidades durante oito anos |
O Dodge 1800 Polara, anteriormente
chamado de Dodge 1800 e carinhosamente de Dodginho, foi um automóvel fabricado
pela Chrysler entre 1973 e 1981. Apesar do sucesso, com 92.665 unidades
vendidas nesse período, o sedã de duas portas teve uma vida curta. A Volkswagen,
que detinha os direitos da Dodge desde 1979, não viu futuro para a linha de
carros Chrysler no Brasil e decidiu parar a produção.
Em 1971 a Chrysler se
consolidava no Brasil com a sua linha de produção do Dodge Dart e planejava
entrar no mercado de carros pequenos-médios. A partir do modelo Hilman Avenger
GT, comercializado na Inglaterra e Estados Unidos, a fábrica resolveu adaptar o
modelo para as condições brasileiras.
Uma grande mudança foi no
motor, que era original com 1500 cc e foi transformado em 1800 cc. O modelo
rebatizado como Dodge 1800 foi apresentado no 8º Salão do Automóvel em 1972.
Devido a pressa com o projeto, os primeiros carros apresentaram vários
problemas. Com o tempo, a mecânica foi melhorada e os defeitos corrigidos.
Novas versões foram lançadas e motor ganhou carburador duplo. Houve aumento de
potência para 82 cv. Em 1977 o Dodginho foi eleito como o Carro do Ano pela
revista Autoesporte. Em 1981 ele saiu de linha no Brasil.
Na Argentina foi produzido até 1990, batizado de Dodge 1500 e Dodge 1800, fabricado pela empresa Chrysler- Fevre Argentina S/A em duas versões e sempre com quatro portas. Em 1982, a Chrysler argentina foi vendida para a Volkswagen. O automóvel continuou sendo chamado de Dodge, porém vinha com a identificação “Fabricado pela Volkswagen”.
.
![]() |
O Dodge Dart era um carro imponente que impunha respeito por onde passava |
![]() |
A traseira do Dodge Dart em uma das versões testadas pela Revista Quatro Rodas |
![]() |
O banco da frente era inteiriço com espaço para até quatro pessoas |