Folha2

Lions promove Drive-Thru para arrecadar óleo usado de cozinha

 

Para litro de óleo usado o morador ganha uma barra de sabão para lavar roupas

O Lions Clube Internacional promove neste sábado (30) o sistema de Drive-Thru para recolher óleo de cozinha usado. Para cada litro de óleo será dado em troca uma barra de sabão em pedra. A campanha faz parte da preservação do meio ambiente e visa evitar que o óleo usado de cozinha vá parar nos rios. A campanha Óleo do Bem é encabeçada na região pela TV Tem, contando com apoio da Cetesb, da ACIRP e da Prefeitura de Rio Preto.

  Um litro de óleo usado de cozinha se for parar nos rios pode poluir até 25.000 litros de água, matando peixes e vegetais nas águas. Há mais de 10 anos que o Distrito LC-6 do Lions Internacional realiza a campanha de recolhimento de óleo usado de cozinha. Nos últimos 10 anos em 28 cidades da região o Lions recolheu mais de 50.000 litros de óleo usado de cozinha. Conforme a cidade, o Lions possui parcerias com diversas empresas que dão em troca sabão, óleo novo de cozinha e até pacotes de arroz.

 “O principal objetivo da campanha é o de recolher o óleo usado em frituras para não ser despejado nos rios e poluir o meio ambiente”, explica o presidente do Lions Clube Centro, Mauro César da Silva, informando que o sistema drive-thru irá funcionar das 10h às 14h defronte a sede do clube, na avenida José Munia, 4.993, próxima da avenida Brasiluza. “Estamos engajados de corpo e alma nessa campanha, pois preservar o meio ambiente é salvar vidas”, acrescenta o presidente do Lions Clube Sul, Claudecir de Assis Gonçalves.

Grande vilão

O descarte incorreto do óleo de fritura usado na pia é um grande vilão para o meio ambiente. Quando isso acontece, o óleo contamina e degrada todos os locais por onde passa.

Primeiro, entope os encanamentos residenciais ao grudar nas paredes das tubulações e reter retos de alimentos, o que atraia ratos e baratas para as residências e estabelecimentos comerciais. Em seguida, o óleo chega à rede pública de esgoto causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores. 

Para desentupir os encanamentos são necessários substâncias altamente tóxicas, como soda caustica e solventes, que além de encarecer o processo de tratamento da água, causam ainda mais danos ao meio ambiente.

.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2