Folha2

Casa Adonai precisa de ajuda para construir sua sede própria

  

Casa Adonai acolhe moradores de rua e funciona no Jardim Conceição 

 A Casa Adonai, instituição que acolhe moradores de rua, está precisando de ajuda para construir sua sede própria. Fundada em 2003 por um grupo de amigos ligados à advogada Célia Machado Victor, a instituição nesses 18 anos de existência conseguiu recuperar e trazer de volta ao convívio familiar e social mais de uma dezena de pessoas.

 Um dos casos mais marcantes foi o do analista de planejamento José Luiz Mantinelli, de 31 anos, que após 17 anos, reencontrou o pai Antonio Mantinelli, 52 anos. Abandonado pelo pai quando adolescente, José Luiz procurava pelo pai há mais de seis anos. Achava que ele tinha morrido. Antônio era metalúrgico e após separação da mulher, ingressou no vício da bebida alcóolica e morou por mais de 15 pelas ruas de Rio Preto e cidades da região.

O reencontro dos dois só foi possível após uma tia de José Luiz encontrar o nome de Antônio no site da Casa Adonai. Completamente recuperado do vício, Antônio voltou a ser acolhido pela família. Essa e tantas outras histórias parecidas e emocionantes acontecem quase todos os meses no local.

“Nosso objetivo é recuperar essas pessoas e trazê-las de volta ao convívio familiar”, explica Célia. A advogada, que também é pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, conta que a instituição sobrevive com ajuda de duas igrejas evangélicas (Quadrangular e Nazareno) e de doações da comunidade. A casa foi declarada como instituição de utilidade pública municipal e estadual e está apta para firmar convênios e receber recursos de órgãos públicos. “Estamos lutando para conseguir a declaração de utilidade pública federal”.

Inscrita no programa de destinação de recursos da Nota Fiscal Paulista, a Casa Adonai foi sorteada recentemente com o prêmio de R$ 100 mil. O dinheiro foi investido na compra de um terreno, num loteamento próximo ao distrito de Talhados, onde será erguida a nova sede da instituição. Atualmente paga aluguel numa casa na rua Alexandre Tambury, 243, no Jardim Conceição, em São José do Rio Preto.

Célia conta que, por conta da legislação em vigor, a casa teve que contratar assistente social que presta serviço diariamente no local, assim como uma psicóloga. A casa tem capacidade para abrigar até 12 homens. Entre eles divide-se as tarefas de limpeza e de preparação das refeições. Eles também recebem oficinas de marcenaria e artesanato, produzindo produtos para serem comercializados na comunidade.

A assistente social Elaine Cristina Premiano explica que são vários projetos e campanhas em andamento. Uma das campanhas que a Casa Adonai está lançando é da doação de pelo menos um saco de cimento. Pelas redes sociais a instituição está pedindo para as pessoas se sensibilizarem e fazer a doação do valor de um saco de cimento, que custa R$ 30. A doação pode ser feita pelo PIX: 05.732.163.0001-82

 Adonai

 Adonai é um termo bíblico com origem no hebreu que significa “meu Senhor”. Este era o nome usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus.

A assistente social Elaine e a presidente Célia Machado Victor pedem ajuda


A presidente da casa mostra trabalho produzido por um dos moradores




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2