Da Redação
Os 4.384 eleitores inscritos em Mendonça terão que voltar às urnas no próximo domingo, dia 3 de outubro, para eleger o prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares. São 346 (7,89%) eleitores a menos daqueles que estiveram aptos para votar nas eleições do dia 15 de novembro de 2020.
Na eleição do ano passado estavam inscritos 4.730 eleitores. Mas somente 3.953 compareceram às urnas. A abstenção foi de 777 (16,43%) de eleitores ausentes.
De acordo com os responsáveis pelo Cartório da 64ª Zona Eleitoral, sediado em José Bonifácio, a redução aconteceu em razão do cancelamento de títulos dos eleitores que não fizeram a cadastramento obrigatório da biometria, além dos falecimentos. O chefe do cartório é João Meireles Bastos e a servidora Camila Moraes Benatti tem sido a responsável pelo atendimento à imprensa e aos representantes de partidos.
A eleição suplementar acontece a exatamente a 11 meses das eleições de 2020, que teve de ser adiada depois que o Diretório Municipal do Partido Solidariedade ingressou com ação na Justiça impedindo a posse dos candidatos eleitos.
O engenheiro Juliano Souza Oliveira (PSDB) tinha vencido a eleição ocorrida em 15 de novembro do ano passado por 1932 votos (51,47%) contra 1.822 (38,53%) do candidato José Sérgio Pereira de Oliveira (SD). A batalha jurídica travada entre os dois candidatos foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e perdurou até o começo deste ano quando manteve o impedimento dos vencedores do pleito de poder assumir a prefeitura.
No mês passado, o Partido Solidariedade também ingressou com ação na Justiça e conseguiu impugnar a candidatura do ex-vereador José Pedro Fernandes Pinto a vice-prefeito pelo PSD. Em razão disso, José Pedro renunciou. Em seu lugar entrou Moisés Kfouri Neto do DEM.
Locais de votação
Em Mendonça são dois locais de votação com 13 seções assim distribuídas: sete seções na escola Nicota e outras seis seções na escola Antônio Alves.
O eleitor deve comparecer com o título de eleitor ou munido de algum documento oficial com fotografia.
Horário ampliado
O horário de votação foi ampliado. Começa mais cedo e será das 7 às 17h, com preferência para eleitores com 60 anos ou mais entre 7h e 10h. Deve ser observado o distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara durante o tempo de permanência no local de votação. A identificação biométrica, por sua vez, está dispensada.
Além de Mendonça, eleitores de outras 12 cidades paulistas também irão às urnas em 3 de outubro para eleger seus representantes em eleições suplementares. São elas: Angatuba, Anhembi, Cajati, Campina do Monte Alegre, Guaira, Itaoca, Mineiros do Tietê, Piacatu, Santo Antônio Jardim, São Lourenço da Serra e Trabiju.