![]() |
Funfarme/Divulgação |
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sedia, nos dias 19 e 20 de setembro, a 159ª Jornada Paulista de Dermatologia, em comemoração ao Jubileu de Esmeralda (55 anos) da sua Dermatologia – um marco de excelência em ensino, pesquisa e assistência médica. Como o hospital-escola da Famerp é o Hospital de Base (HB), um dos maiores produtores SUS do Brasil, a dermatologia da Famerp atende pacientes do HB, Ambulatório Geral de Especialidades ,Instituto do Câncer (ICA) e Hospital da Criança e Maternidade (HCM).
Atualmente, são realizados em torno de 25 mil atendimentos dermatológicos por ano, entre consultas, exames e procedimentos em pacientes de 104 municípios pertencentes à DRS-15. Segundo o Dr. João Roberto Antonio, Professor Emérito da Famerp e Chefe do Serviço de Dermatologia do HB, o carro-chefe é o serviço especializado em câncer de pele – tipo de câncer mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. “O câncer de pele mata cerca de 4 mil brasileiros por ano, mas o número pode variar dependendo do ano e do tipo da doença. O melanoma, tipo mais agressivo, é responsável pela maior parte dos óbitos, embora o câncer de pele não melanoma seja o mais frequente”, explica o especialista.
O Serviço de Dermatologia do HB também conta com ambulatório especializado em acne, unhas e cabelos, alergias, melasma, doenças genéticas, doenças autoimunes, dermatologia pediátrica, entre outras. “Oferecemos todos os recursos disponíveis para diagnóstico, com exames de ponta, e tratamento, que pode ser cirúrgico ou ambulatorial, além do fornecimento de medicamentos disponíveis no SUS”, ressalta o Dr. João Roberto Antonio.
![]() | ||
Prof Dr João Roberto Antonio | Foto: Funfarme/Divulgação |
A celebração do Jubileu de Esmeralda será marcada pela 159ª Jornada Paulista de Dermatologia, que acontecerá no Centro de Convenções da Famerp. A programação científica inclui palestras, simpósios, apresentações e discussões de casos clínicos, abordando temas atuais da dermatologia, como novas terapias, tecnologias a serviço da medicina e práticas voltadas para a humanização do atendimento.
Segundo o Dr. João Roberto Antonio, o evento serve como espaço de atualização científica e troca de experiências entre especialistas, ressaltando os avanços nos tratamentos e a importância de manter os profissionais sempre atualizados para oferecer o melhor cuidado aos pacientes. “Participar da Jornada de Dermatologia é investir em conhecimento e inovação para oferecer o melhor cuidado à pele e à saúde de nossos pacientes”, afirma.
55 anos de história
A Disciplina de Dermatologia da Famerp começou em 1970, implantado pelo Dr. João Roberto Antonio – um dos pioneiros do país a receber o Título de Especialista em Dermatologia e um dos médicos responsáveis pela fundação da instituição. No mesmo ano, nascia também a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP), entidade que organiza a 159ª Jornada de Dermatologia.
Atuando no atendimento aos pacientes e na formação de novos especialistas, Dr. João Roberto Antonio destaca que a Disciplina de Dermatologia da Famerp e Serviço de Dermatologia do Hospital de Base, com seu corpo de Docentes e Residentes, consequentemente, tornaram-se uma das maiores referências do país. Atualmente, é uma das especialidades mais procuradas da instituição por novos residentes. Em 2025, foram abertas quatro vagas para a residência, que tem duração de três anos. Atualmente temos 23 docentes e 14 residentes em formação profissional, que passam por experiências em ambulatório, cirurgia dermatológica para tratamento de lesões cutâneas, cosmiatria, enfermarias e atividades no Instituto do Câncer (ICA).
“Nossa dermatologia iniciou em 1970 com o compromisso da excelência na formação ética e técnica, na pesquisa que transforma e no cuidado humanizado. Residentes e docentes fazem parte dessa trajetória diária, com atendimentos ambulatoriais, cirurgias e trabalhos científicos que reforçam nosso reconhecimento junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia desde o início”, destaca o professor.
Inteligência artificial na dermatologia
Entre os temas debatidos na Jornada está o uso da Inteligência Artificial na dermatologia, recurso que vem transformando a área da saúde. Segundo o professor João Roberto Antonio, a IA já auxilia em diagnósticos, leitura de artigos e definição de tratamentos, mas o atendimento humano permanece essencial: “A tecnologia é apenas um complemento. O olhar médico, a escuta e a empatia continuam insubstituíveis no atendimento aos pacientes”.
Além das inovações trazidas pelos lasers, preenchedores , toxina botulínica e avanços na cirurgia dermatológica, os procedimentos clássicos como o peeling e a eletrocoagulação continuam fundamentais, reforçando a eficácia e a segurança de práticas que atravessam gerações. “Mesmo após tantos avanços, alguns procedimentos e medicamentos provaram sua relevância e continuam atuais até hoje, por atravessarem a barreira do tempo e mostrarem suas eficácias”, acrescenta o professor.
Serviço
Evento: 159ª Jornada Paulista de Dermatologia
Data: 19 e 20 de setembro (sexta e sábado)
Horário: Sexta-feira, das 13h às 19h50; sábado, das 8h às 13h
Local: Centro de Convenções da Famerp – São José do Rio Preto-SP