Complexo hospitalar da Funfarme, o maior produtor SUS do Estado de São Paulo
Maior produtor SUS do Estado de São Paulo, Funfarme oferece atendimento e serviços públicos de qualidade e alta complexidade
O maior sistema público de saúde do mundo, o SUS, faz aniversário nesta sexta-feira, 19 de setembro. O Sistema Único de Saúde completa 35 anos, sendo reconhecido como modelo para o mundo. No maior Estado da nação, o complexo hospitalar da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), de São José do Rio Preto, é o que mais realiza atendimentos e serviços de saúde públicos, de acordo com a Tabela SUS Paulista, beneficiando mais de 1,7 milhão de moradores de 102 cidades do noroeste paulista.
Os números apresentados pelo complexo Funfarme e suas unidades impressionam.
Atendimentos, cirurgias e demais serviços da Funfarme ao Estado de São Paulo em 2024
- 1 milhão de atendimentos gerais, dos quais:
* 685,8 mil atendimentos ambulatoriais
* 253,5 mil atendimentos externos
* 89 mil atendimentos de urgência
* 48,4 mil atendimentos de internação
- 40,6 mil cirurgias
- 387 transplantes em 2024 (7.267 transplantes desde 1992)
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, enfatiza os enormes benefícios do SUS à população, sobretudo, à carente de recursos para ter acesso a planos de saúde e atendimento particular. “O complexo Funfarme é o exemplo da qualidade do atendimento e serviços que o SUS oferece à população. Nossos hospitais dispõem de alta tecnologia e procedimentos de altíssima complexidade que certamente seriam quase inacessíveis para a grande maioria das pessoas, não houvesse o SUS”, destaca Dr. Horácio.
Instituição, privada e de caráter filantrópico, a Funfarme reúne o Hospital de Base de Rio Preto (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Instituto do Câncer (ICA), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. O HB e o HCM são hospitais-escola da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país.
A fundação também estende sua atuação na gestão de outras unidades, incluindo a unidade Lucy Montoro e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e unidades de teleatendimento e consultorias remotas.
O complexo hospitalar Funfarme é referência no cuidado em todas as fases da vida, em diversas áreas da saúde, dentre as quais, neurologia e neurocirurgia, oncologia, Transplante de Medula Óssea (TMO), cirurgia geral e obstetrícia, cirurgia cardíaca pediátrica, gestação de alto risco e neonatologia, entre muitas outras.
O Hospital de Base é referência também em traumas, possuindo a maior emergência do interior paulista, com 4.500 metros quadrados, equipe multidisciplinar especializada e completa, o que permite ter capacidade para realizar até 10.700 atendimentos por mês.
A eficiência da gestão e a qualidade dos serviços prestados levaram a Funfarme a ser responsável também, através de convênio firmado com a Prefeitura de Rio Preto, pela gestão do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, desde sua inauguração, em 2022.
Complexo Funfarme é uma “verdadeira cidade”
Os números demonstram porque o complexo hospitalar é o segundo maior do Estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil. Suas unidades reúnem mais de 9.000 colaboradores, dos quais mais de 1.600 médicos e médicos residentes, 3.700 profissionais de enfermagem e mais de 4.000 profissionais de outras áreas da saúde, administrativa e de apoio.
No total, o HB e o HCM possuem 1.249 leitos, sendo 977 de enfermaria e 272 de UTI, e o maior centro cirúrgico do interior paulista, com 46 salas para procedimentos de alta complexidade e robóticos.
Justamente por isso, o complexo recebe pessoas de todas as regiões brasileiras e até de outros países da América Latina por seu corpo clínico de excelência, com médicos reconhecidos nacionalmente, a tecnologia de última geração para diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças e instalações modernas e humanizadas.
Pesquisa clínica beneficia pacientes do SUS
Assistência, ensino e ciência são indissociáveis. Natural, portanto, que a Funfarme seja também referência em pesquisa clínica, através do Centro Integrado de Pesquisas (CIP), um dos quatro principais da América Latina. O CIP conduz grandes estudos nacionais e internacionais de desenvolvimento de novos medicamentos para as mais variadas doenças, muitos dos quais como instituição coordenadora da pesquisa. Desde sua criação, em 2011, o CIP já produziu mais de 2.100 estudos, dispondo de estrutura técnica, logística e operacional de excelência.
Os medicamentos desenvolvidos no CIP da Funfarme beneficiam não só a população da região, como de todo o mundo. Os pesquisadores da Fundação, por exemplo, participaram ativamente do desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.