Folha2

Tudo pronto para o Desafio da Ponte: corrida histórica acontece neste domingo

A Ponte Rio-Niterói estará fechada neste domingo para a corrida de pedestres pela manhã

 
O fim de semana será de celebração, superação e reencontro com uma das provas mais simbólicas do calendário brasileiro. Acontece neste domingo (3) o Desafio da Ponte, corrida de 21 km que retorna após 12 anos na ponte Rio-Niterói e já está movimentando a Praça Mauá com a entrega de kits, que segue até sábado (2/8), das 10h às 19h, na Arena de Chegada.

Com percurso inédito e largada no Caminho Niemeyer, em Niterói, os corredores atravessam os 13,2 km da maior ponte do hemisfério sul e finalizam a jornada no coração do Boulevard Olímpico. A chegada será embalada por um show exclusivo do Barão Vermelho, com ativações para o público e estrutura completa para os atletas.


Mais de 5 mil corredores estão confirmados, representando diferentes estados do Brasil e países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos.

 Percurso 

O percurso de 21 km do Desafio da Ponte começa em Niterói, nas imediações do Caminho Niemeyer, e segue pela Av. Feliciano Sodré até a praça do pedágio da Ponte Rio–Niterói, no sentido Rio. Após acessar a Ponte Presidente Costa e Silva — com seus 13,29 km de extensão total, sendo 8,8 km em trecho plano sobre a água — os corredores encaram uma travessia única até o Rio de Janeiro. O ponto mais alto da estrutura é o vão central, com 300 metros de extensão e 72 metros de altura, o que representa uma elevação de 48 metros em relação à pista, já que o trecho plano está a 24 metros do nível do mar. No total, o percurso apresenta um acumulado de altimetria de cerca de 150 metros, exigindo preparo e fôlego dos atletas.

 Já em solo carioca, o trajeto passa pelo Viaduto do Gasômetro e segue pela Av. Rodrigues Alves até a reta final no Boulevard Olímpico, com chegada na Praça Mauá, onde estará localizada a Arena de Chegada. Ao todo, o percurso contará com oito pontos de hidratação estrategicamente posicionados, e a largada será em ondas a partir das 6h30, começando com a elite masculina e feminina, seguida pelos atletas com deficiência e, depois, pelas demais ondas conforme os índices técnicos.

Pelotão de Elite

A prova terá pelotão de elite com 27 atletas (17 homens e 10 mulheres), incluindo representantes do Brasil, Quênia, Etiópia e Uganda, que disputarão uma premiação total de R$ 110 mil.

Vanessa foi campeã em sua faixa etária na Corrida da Ponte realizada em 1981 (Arquivo pessoal/Vanessa Protásio)



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2