Folha2

Pesquisa do Procon-SP revela diferenças de até 2.000% no preço de medicamentos genéricos

Levantamento, feito na cidade de São Paulo em lojas físicas e on-line, aponta que medicamentos de referência tiveram alta acima da inflação este ano; preços também foram verificados em farmácias de municípios do interior e litoral

 

O Procon-SP realizou de 26 a 28 de maio na Capital e em cidades do interior e litoral uma pesquisa comparativa de preços de medicamentos genéricos e de referência, todos com ampla utilização como antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos e antidepressivos, entre outros. A iniciativa, que apontou variações expressivas entre os locais visitados (farmácias/drogarias e sites), coletou os valores dos produtos vendidos à vista com desconto máximo ao consumidor comum, sem considerar frete ou programas como o Farmácia Popular.

Na Capital, foram comparados 72 medicamentos em dez farmácias — duas por região; enquanto a coleta online considerou os preços anunciados de 67 itens nos sites (a partir de endereço de IP na região central) de nove redes. Em Bauru, Campinas, Jundiaí, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos/São Vicente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba o levantamento de preços foi feito de forma presencial em farmácias das respectivas cidades.

Resultados da Capital

O destaque foi para o medicamento genérico Tadalafila 5 mg (genérico, com 30 comprimidos): três de suas apresentações tiveram variações superiores a 1.000% entre os estabelecimentos visitados na Capital. O medicamento também foi o que apresentou a maior diferença registrada na pesquisa, de 2.091,57%: enquanto em um local foi encontrado por R$ 4,27 em outro era vendido por R$ 93,58.  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2