![]() |
Durante a Assembleia Mundial da Igreja Adventista, o brasileiro foi eleito o presidente a nível global para este novo quinquênio (2025 – 2030 |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
Pela primeira vez, desde 1863, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, denominação com mais de 23 milhões de membros ao redor do mundo, elegeu como presidente uma pessoa da América do Sul. A Comissão de Nomeações propôs e o plenário dos 2.809 delegados da 62ª Assembleia da Associação Geral aprovou por 1721 votos contra 188 o nome do pastor sul-americano Erton Carlos Köhler como presidente mundial da igreja.
O pastor Erton C. Köhler é nascido em Caxias do Sul (RS) e iniciou a atuação nos anos 1990 no Sul e em São Paulo. Ele será o primeiro sul-americano a ocupar o cargo de líder mundial do movimento.
Formado em Teologia no ano de 1989, o pastor atua na área ministerial há 35 anos. Em 2003 foi nomeado para liderar o Ministério Jovem da Igreja Adventista para oito países da América do Sul e foi o pastor mais jovem a assumir o cargo de presidente para a mesma região. Durante 14 anos representou a denominação para a Argentina, Bolívia, o Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Sua liderança fortaleceu a missão da Igreja Adventista na América do Sul por meio do fortalecimento e expansão da comunicação adventista, da criação do projeto Impacto Esperança (que distribui anualmente, de forma gratuita, milhares de livros missionários, uma ação que também incentiva a leitura) e do envio de missionários para lugares onde o cristianismo ainda é pouco expressivo. “Antes de qualquer outra palavra, quero dizer que sigo adiante renovado na minha confiança no Senhor e na Igreja. Estamos seguindo em frente, confiando no Dono desta Igreja”, declarou, ao citar o versículo Isaías 41:40, da Bíblia.
Erton é casado com Adriene, enfermeira, juntos tiveram dois filhos, Mariana, que cursa psicologia e Matheus, que seguiu os passos do pai e é pastor. De acordo com o portal oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o movimento está presente em mais de 200 países e tem mais de 23 milhões de fiéis.
![]() |
Pastor Eton é nascido em Caxias do Sul (RS) e segue os passos do pai na vida religiosa |
Presidentes não norte-americanos
Erton Köhler é o quinto líder eleito como presidente da organização e que não nasceu no território dos Estados Unidos. Na história da liderança adventista do sétimo dia, apenas quatro pessoas nestas condições ocuparam a função. Ole Olsen, da Noruega, foi presidente entre os anos de 1888 e 1897. No período de 1930 e 1936, a Igreja foi presidida por Charles Watson, nascido na Austrália. Robert Folkenberg, natural de Porto Rico (região não incorporada aos EUA), foi presidente mundial adventista entre os anos de 1990 e 1999. E, finalmente, Jan Paulsen, nascido na Noruega, presidiu a organização entre os anos de 1999 e 2010.