Folha2

Restaurantes onde comia o Papa Leão 14 em Chiclayo colocam placas para atrair a clientela

 

Vários restaurantes em Chiclayo, no Peru, utilizam imagens do novo Papa para atrair clientes


Em Chiclayo, no norte do Peru, diversos restaurantes estão aproveitando a eleição do Papa Leão 14. que viveu na cidade por mais de 20 anos, para atrair clientes com placas e cartazes informando que ele frequentava seus estabelecimentos. Chiclayo é uma cidade com 629 mil habitantes e fica a 768 quilômetros distante de Lima, capital do país.

 Um exemplo é o restaurante Las Américas, localizado próximo à catedral de Chiclayo, que exibe com orgulho um cartaz com a inscrição: “O Papa comeu aqui”. Segundo o gerente Rodrigo Couto Vásquez, o agora pontífice apreciava especialmente o “chicharrón” (frango frito) com o molho da casa.

Outro caso é o restaurante El Trébol, onde o então bispo Roberto Prevost costumava fazer suas refeições. Carlos López, chefe de salão do local, lembra que ele era um cliente frequente, pedindo no café da manhã o tradicional “frito chiclayano” acompanhado de suco de mamão. López também recorda que, embora o futuro papa não deixasse gorjetas, sempre oferecia sua bênção aos funcionários.

Papa Leão 14 é apreciador do ceviche e Inca Cola, induz cartaz  


Juarez Soares, funcionário de outro restaurante, localizado nas imediações da praça central de Chiclayo, informa que o antes Bispo Roberto e agora santo pontífice também apreciava o tradicional ceviche peruano, acompanhado de Inca Cola, refrigerante bastante popular que pode ser encontrado por todo o território peruano.

Essas iniciativas refletem o orgulho e a alegria dos moradores de Chiclayo em ver um antigo residente da cidade ascender ao papado, reforçando os laços afetivos e culturais com o novo líder da Igreja Católica.

Nos últimos dois dias todas as emissoras de televisão e emissoras de rádio do Peru não falam em outra coisa senão a eleição do novo Papa Leão 14 que embora tenha nascido em Chicago, nos Estados, viveu quase toda sua vida religiosa nos andes peruanos. Ele viveu no país desde 1985, logo após se formar padre, e se naturalizou como cidadão peruano em 2015.

As emissoras de televisão exibiram em todos esses dias centenas de fotografias e filmagens em que aparecem o pontífice celebrando missas ou participando de eventos no Peru, sempre muito próximo da população. Em Chiclayo é difícil não encontrar uma família que não tenha alguma boa recordação do novo Papa, seja como padre ou bispo. Edmundo Salvador lembra de ter participado de retiros e acampamentos na mata ao lado do então padre Roberto. “Ele nos ajudava a preparar as refeições e comia conosco a mesma comida que a gente comia”, lembra, acrescentando que sempre foi uma pessoa muito simples.


Leia também

Robert Prevost, um cardeal americano de nacionalidade peruana, torna-se o novo papa

clique aqui para ler essa matéria

https://www.folha2.com.br/2025/05/robert-prevost-um-cardeal-americano-de.html


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2