Folha2

Robert Prevost, um cardeal americano de nacionalidade peruana, torna-se o novo papa

 

Papa Leão 14 tem dupla nacionalidade: estadunidense e peruana 

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevost é o novo pontífice e escolheu o nome de papa Leão XIV. Ele tem uma história muito especial que une os Estados Unidos e o Peru, onde viveu e morou mais de 30 anos.

 Robert Francis Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, em Ilinois, nos Estados Unidos em 1955. Sua mãe é equatoriana e seu pai é descendente de franceses. Embora tenha nascido e sido criado nos Estados Unidos, ele também se tornou cidadão peruano em 2015 e possui uma identidade peruana. Essa mistura de culturas se reflete em sua vida e obra na Igreja.

A escolha dele como Papa foi anunciada nesta quinta-feira (8), após a fumaça branca ser expelida pela chaminé da capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave haviam escolhido o novo pontífice.

Em seu primeiro discurso como novo Papa, ele enviou uma saudação, em espanhol, à cidade de Chiclayo: “E, se me permitem, uma saudação a todos aqueles, e em particular à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé”. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural. Nem o Papa Francisco, argentino, ousou em falar espanhol no seu discurso inaugural.

Papa Leão 14 possui duas nacionalidades: a dos EUA e a do Peru

Repercussão no Peru

Todos os jornais peruanos noticiaram em seus sites a escolha do novo Papa. Chiclayo é a cidade onde a irmã mais velha da jornalista peruana Mila Sosa Gonçalves, a freira Edith, foi madre superiora de um convento e pode conviver de perto com o então bispo dom Robert Francis Prevost.

Mila, que trabalha na ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Rio Preto), disse ter achado interessante o fato do bispo ter nascido nos Estados Unidos e se naturalizado peruano. Isso comprova sua humildade, pois geralmente é ao contrário que acontece para a maioria das pessoas: as que nascem em um país em desenvolvimento querem se naturalizar num país mais rico e desenvolvido.

 O novo Papa Leão 14 é considerado como uma figura “latino-americano” porque, como cardeal, passou boa parte de sua vida em trabalho missionário no Peru, entre 1985 e 1999. Em 2002, ele voltou a Chicago, sua terra natal, onde tornou-se prior da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou até 2013, quando retornou ao Peru, como bispo de Ciclayo.

 Muito próximo do Papa Francisco, que o promoveu a cardeal em 2023, Prevost é considerado como discreto e conciliatório. E deverá dar continuidade ao perfil pragmático do Papa Francisco, pelo fato de ter sido nomeado como Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Papa Leão 13 foi enganado por 10 anos pelo impostor Léo Taxil


 Nome escolhido assusta

O nome de Leão 14, escolhido pelo novo Papa, assustou alguns maçons. Isso porque o Papa Leão 13 foi enganado por Léo Taxil, um impostor que era falso até nome. Marie Joseph Gabriel Antoine Jogand Pages (1854-1907), que mais tarde descobriu-se ser seu nome verdadeiro, usou diversos nomes falsos e principalmente o de Léo Taxil para escrever mais de 40 livros atacando os maçons e a Maçonaria.

 Ele foi recebido em audiência pelo Papa Leão 13, que se declarou admirador das obras de Taxil e chegou até a financiar diversos volumes, porque as inverdades que o escritor escrevia agradava a Igreja. Milhares de livros atacando a Maçonaria, escrito por Taxil, foram patrocinados com dinheiro da Igreja Católica.

Depois de mais de 10 anos escrevendo obras, sendo bancadas pela Igreja, Léo Taxil chamou jornalistas e autoridades do mundo inteiro para uma conferência onde, sob risos e gargalhadas, confessou publicamente que tudo que havia escrito ao longo dos anos não passava de invenções de sua cabeça. E que fazia aquilo para ganhar dinheiro e se divertir. Para não ser linchado, Taxil precisou ser escoltado para poder sair do local da conferência.

.

O empresário Ivair Ferreira, de Rio Preto, em frente da Basílica Saint Patrick, na 5ª Avenida de Nova York, onde o Papa Leão 14 atuou como bispo

Basílica de Saint Patrick, na  5a.Avenida, última do Papa Leão XIV nos EUA



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2