Folha2

Nancy Edison: a mãe e a luz que Iluminaram o caminho de um Inventor

Thomaz Edison, em 1929, com uma réplica da sua maior invenção: a lâmpada incandescente que tirou o mundo da escuridão profunda. No destaque Nancy Elliot Edison, a mãe que incentivou o filho

 
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2


A história de Nancy Elliot Edison, mãe do fabuloso Thomaz Edison, inventor da lâmpada e de tantos outros equipamentos essenciais para a humanidade, é fantástica. Consta que quando a professora e a escola rejeitaram a presença do seu filho nas salas de aula por ele ser “confuso” e talvez sofrer de “problemas mentais”, ela mesma o educou, a sua maneira.

 Certo dia, o ainda pequeno Thomas Edison, com 7 anos, sem saber ler e compreender as palavras, chegou em casa com um bilhete para sua mãe. Ele disse: “o diretor da escola me deu este papel para entregar apenas à senhora”.

 Os olhos da mãe lacrimejaram ao ler a carta e resolveu ler em voz alta para seu filho: “Seu filho é um gênio. Esta escola é muito pequena para ele e não tem professores ao seu nível para treiná-lo. Por favor, ensine-o você mesmo!”.

 Nancy tinha sido professora primária no Canadá e ensinou, em casa, o próprio filho a ler e a escrever. Além disso, converteu parte da casa em um laboratório improvisado, incentivando o filho a explorar, experimentar e aprender através da tentativa e do erro. Não foi à toa que Edison confessou depois que tentou cerca de 100 vezes para inventar a lâmpada.

Nancy acolheu com carinho o filho rejeitado pela escola e o tornou um gênio

Edison começou a trabalhar ainda pequeno, vendendo jornais, sanduiches, doces e frutas dentro dos trens. Paralelamente a isso, com o laboratório montado por sua mãe no porão de casa, realizava  as suas primeiras experiências com inventos.

 Tornou-se inventor famoso e empresário bem sucedido. Entre suas quase 2000 invenções patenteadas encontram-se a lâmpada incandescente, o fonógrafo, o cinescópio, as câmeras cinematográficas, o microfone e melhorias no sistema de telefonia. Foi o precursor das primeiras geradoras de energia.

Depois de muitos anos, Thomas Edison já famoso e rico, após o falecimento de sua mãe, resolveu arrumar o quarto da casa onde ela dormia quando viu num papel dobrado no canto de uma gaveta da cômoda. Ele pegou e o abriu. Para sua surpresa era a antiga carta que o diretor da escola havia mandado para a sua mãe, porém o conteúdo era outro completamente diferente do que sua mãe leu anos atrás.

“Seu filho é confuso e tem problemas mentais. Não vamos deixa-lo vir mais à escola”, dizia a carta. Edison chorou durante horas e então escreveu em seu diário: “Thomas Edison era uma criança confusa, mas graças a uma mãe heroína e dedicada, tornou-se o gênio do século”.

.

Thomaz Edison não só inventou como investiu dinheiro na fabricação das primeiras lâmpadas

 Thomas Edison registrou 2.332 patentes. A lâmpada incandescente, o fonógrafo e a primeira câmera cinematográfica foram algumas de suas invenções bem sucedidas. Ele também aperfeiçoou o telefone o telegrafo e a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados como a máquina empacotadora de alimentos, em aparelhos de Raio X, em sistemas de construção mais econômicos e teve papel importante, com suas invenções, no surgimento de várias indústrias.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2