Nelson Gonçalves, especial para a Folha 2
A concessionaria que administra
227 quilômetros da rodovia Washington Luís (SP-310), a Ecovias, a antiga Econoroeste,
anunciou investimentos de R$ 450 milhões para a construção da terceira faixa e
vias marginais entre Cedral e Mirassol. Com o objetivo de melhorar o fluxo de
veículos também serão construídos, ao longo desse percurso, 11 novos viadutos.
As novas obras irão impactar moradores de toda as cidades da região.
As obras começam por Mirassol, no início de abril, e tem previsão para serem concluídas em meados de 2027. O gerente de obras e engenharia da Ecovias, engenheiro Tiago Xavier de Carvalho, anunciou as obras durante coletiva para a imprensa, no último dia 13, em São José do Rio Preto, e garantiu que não haverá novos pedágios nesse trecho. A previsão é que as obras nesse trecho gerem 800 empregos diretos.
Tiago Carvalho adiantou, no entanto, que durante a execução das obras que elas trarão alguns impactos negativos, como congestionamentos e desvio necessários, aos moradores e motoristas que trafegam pela região. Em determinados momentos alguns trechos terão de ser interditados e o tráfego dos veículos terão de ser desviados para marginais ou rotas alternativas. Para isso a empresa colocará 19 painéis eletrônicos de mensagens para informar os motoristas.
O gerente da empresa explicou
que entre o entroncamento com a rodovia BR-153 até a base da Polícia Rodoviária
Estadual a rodovia Washington Luís contará com quatro faixas de rolamento em
cada pista.
“O trecho que hoje conta
com duas faixas de rolamento passará a operar, durante as obras, com apenas
uma, o que resultará em um estrangulamento do tráfego”, avisa Tiago Carvalho. “Estamos
realizando diversos estudos e planejando cuidadosamente os horários de início e
término das intervenções. Algumas operações serão realizadas no período noturno
para amenizar os impactos no trânsito”.
Ainda segundo Tiago Carvalho, a região do rua General Glicério passará por alterações significativas. Um novo viaduto será construído na rua Antônio de Godoy e, para isso, a rodovia precisará ser rebaixada e haverá, nesse período de obras, total interdição do trânsito nesse trecho da rodovia. As obras nesse trecho serão realizadas por etapas: primeiro serão construídas as avenidas marginais para que o trânsito possa ser desviado durante as obras de rebaixamento da pista.
Outra intervenção deverá
ocorrer defronte ao condomínio Bona Vita, onde haverá novo tipo
de acesso. Também haverá reformulação do entroncamento com a rodovia BR-153,
cujas alças de acesso enfrentam diariamente congestionamentos de veículos e
serão eliminadas para dar lugar a novas rampas e dois novos viadutos que
cruzarão a rodovia. No total serão 26,2 quilômetros de faixas adicionais em
ambos os sentidos, além de 15,7 quilômetros de vias marginais. Além da
construção de 11 novos viadutos e pontes. Seis dos atuais viadutos existentes serão alargados.
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Tiago Xavier Carvalho concede entrevista, durante coletiva de Imprensa no Hotel Cassino |
Ecovias
A Ecovias é a maior
operadora de rodovias do Brasil em extensão. São 12 concessões de rodovias em
oito estado, mais de 5000 quilômetros de extensão. Ao todo a empresa gera em
todo o Brasil cerca de 26.000 empregos diretos e indiretos.
A empresa anunciou descontos de 5% para os motoristas que utilizam do sistema Sem Parar e a instalação de dispositivo de frequência que proporciona descontos gradativos que podem chegar a 90% para aqueles que utilizam TAG ao passar pela mesma praça ou pórtico, no mesmo sentido, no mesmo mês.
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Mais de 20 jornalistas participaram da coletiva de imprensa com representantes da Ecovias |