Folha2

Ora-pro-nóbis, a planta considerada como a carne de pobre, pode ser encontrada na Feira das Flores de Holambra no shopping

 

Ora-pro-nóbis é a planta que possui os mesmos nutrientes da carne bovina e pode ser encontrada a partir de R$ 25 na Feira das Flores de Holambra no Riopreto Shopping

 A ora-pro-nobis, a famosa planta comestível que possui os mesmos nutrientes da carne bovina, está sendo uma das atrações mais procuradas na Feira de Flores e Plantas de Holambra, promovida pelo Lions Clube no Riopreto Shopping. A abundância de proteínas na ora-pro-nóbis, uma planta que produz flor e é rica também em minerais como cálcio, ferro e fósforo, deu a ela o apelido de “carne dos pobres”. Segundo alguns nutricionistas ela tem praticamente os mesmos nutrientes que os alimentos de origem animal. A planta tem evidentemente o menor custo do que manter, por exemplo, um rebanho de bovinos no pasto.

Essa planta que vem originariamente do México. E no Brasil, no sertão de Minas Gerais, se tornou uma opção nutritiva tanto para pessoas com restrição à carne quanto para as de menor poder aquisitivo. É planta que serve de decoração, mas que é muito rica em proteínas.

O nome popular ora-pro-nóbis vem do latim “rogai por nós”. Acredita-se que a planta tenha sido nominada de tal forma porque, no período colonial, colhiam ela logo após as missas, já que ela crescia nas cercanias das igrejas, mas os padres, que se alimentavam dela, não permitiam que a população as colhesse.

 Além da alta concentração de proteínas, de cálcio, fósforo e ferro, ela é fonte de vitaminas A, C e B do complexo B. Por ser tão nutritiva e rica, a ora-pro-nóbis oferece inúmeros benefícios para o nosso organismo. Entre eles está o fortalecimento da massa muscular, melhora a saúde da pele, auxilia na manutenção da imunidade, melhora o sistema digestivo, ajuda a controlar o colesterol e o diabetes, auxilia a saúde da visão, ossos e dentes, além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

 A ora-pro-nóbis pode ser usada como salada, tempero ou mistura para o tradicional prato do feijão com arroz da família brasileira. Também pode ser triturada e misturada a receitas de sopas e massas, além de incluída como suco ou chá. A ora-pro-nóbis não oferece risco à saúde e pode ser consumida com frequência. Tanto as folhas, as flores e os frutos dela podem ser comestíveis.

Planta rica em sais mineiras

A ora-pro-nóbis é uma das plantas mais procuradas na Feira das Flores, promovida pelo Lions Clube no Riopreto Shopping

 A ora-pro-nóbis também é uma fonte rica em minerais como cálcio, ferro e fósforo. Eles atuam no fortalecimento da massa óssea, combate da anemia, melhora na circulação sanguínea e na promoção da síntese de colágeno e elastina. A ora-pro-nóbis é uma das espécies exóticas presentes na Feira das Flores e Plantas de Holambra, promovido pelo Lions Centro no Riopreto Shopping. Na feira do ano passado ela foi uma das mais procuradas e vendidas.

 O vice-presidente do Lions Clube, o médico Marcelo Menis, informa que a ora-pro-nóbis está vendendo muito bem. “Tanto a dourada, quanto a verde, que não se encontra em qualquer lugar para vender, pode ser encontrada aqui na Feira das Flores”, informa. “A feira tem também a espécie chifre de veado que já vendeu praticamente quase tudo o que tinha. Mas está chegando ainda hoje mais um caminhão carregado de outras flores e plantas diretamente de Holambra”.

 O presidente do Lions, Leandro Antônio Graton, acrescenta que a feira tem também caráter filantrópico. “Nossa feira é um evento já tradicional na cidade. Além de comprar flores e plantas de qualidade, as pessoas também estarão contribuindo com as ações beneméritas que o Lions realiza o ano inteiro, ajudando instituições que cuidam de famílias necessitadas”.

.

Ora-pro-nóbis verde e a dourada podem ser encontradas na Feira das Flores do Lions Clube no Riopreto Shopping a partir de R$ 25

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2