Folha2

Prazo para baixar ou atualizar e-Título termina neste sábado

 

O aplicativo "E-Título" (titulo de eleitor digital) pode ser baixado ainda neste sábado. No dia da eleição não será permitido

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

O prazo para baixar ou atualizar o e-Título (titulo de eleitor digital) para votar nas eleições deste dia 6 de outubro encerra-se neste sábado. O documento eletrônico não é emitido no dia da votação.

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições se você já tiver feito o cadastramento biométrico e, portanto, tiver a foto cadastrada no perfil do app. Mas, mesmo sem o aplicativo, é possível votar usando outros documentos com foto como RG, Carteira do Trabalho, passaporte, certificado de reservista e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As carteiras profissionais reconhecidas por lei, como a de advogado e a de jornalista, também são válidas.

 O título de eleitor impresso não tem foto e, por isso, somente com ele não serve para permitir a votação. É preciso sempre estar acompanhado de um documento oficial com foto.

 Como baixar

 O aplicativo e-Título também serve para consultar o local de votação, justificar a ausência nas eleições e emitir outros documentos, como a certidão de que está quites com a Justiça Eleitoral. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o setembro mais de 46 milhões de eleitores tinham baixado o e-título.

O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android (neste link) e iPhones (neste link).

Para começar a usar, é preciso clicar em “Começar no e-título”, selecionar o quadrado ao lado de “Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade” e, então, clicar em “continuar”.

 O aplicativo também perguntará se você permite o envio de notificações. Se este for o seu caso, clique em “habilitar” e, depois, selecione a opção no seu celular para permitir notificações. Você também pode optar por simplesmente não receber notificações e nem avisos da Justiça Eleitoral.

 Em seguida, é preciso informar alguns dados para habilitar o e-Título, a saber: informe nome completo, data de nascimento, número do seu CPF e nome da mãe e do pai. Clique em “Entrar no e-Título”. Confirme outros dados que forem apresentados, como local de votação, telefone e profissão, com informações baseadas no cadastro feito ao emitir o título de eleitor impresso, e clique em “finalizar”. O sistema também pode pedir para digitar sua senha alfanumérica. Mas não se preocupe se não lembra mais. Ele pedirá para você criar uma nova senha. As vezes poderá para fazer verificação por selfie. Se aparecer para você, clique em “sim” e siga as instruções que irão aparecer na tela do seu celular. .

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2