Folha2

Golpes sobre supostos "empréstimos falsos" aumentam por todo o Brasil

 

Golpe do "empréstimo falso" tem feito muitas vítimas em diversas cidades

Nelson Gonçalves, Especial para a Folha2

Um golpe que vem acontecendo com muita frequência fez mais uma vítima nesta semana em São José do Rio Preto. Um aposentado, de 67 anos, perdeu R$ 6,7 mil após receber mensagem pelo celular informando sobre um empréstimo no valor de R$ 2.550,00. Ele entrou em contato com o número que apareceu na mensagem, pensando que estaria falando no seu banco, e contestou a operação de crédito.

Sem se dar conta da malandragem, o aposentado foi seguindo as instruções passadas pelos estelionatários que estavam do outro lado da linha, fingindo serem funcionários do banco. Em depoimento na Delegacia de Polícia, o aposentado contou que a ligação ocorreu por volta das 12 horas da última segunda-feira (15) e que ele foi convencido pelo bandido, de voz pausada, muito educado e prestativo, e que se passava como funcionário do banco, a seguir suas orientações passadas pelo Whatsapp e pelo telefone.

Acreditando que estava cancelando o suposto empréstimo feito em sua conta, o aposentado foi seguindo as orientações do criminoso. E, na verdade, ele acabou fazendo um PIX para a conta do criminoso. A Polícia vai investigar o caso. Mas os delegados já adiantam que é muito difícil localizar os criminosos, pois eles se utilizam de contas “fantasmas”, geralmente abertas em nomes de terceiros especialmente para essa finalidade e os números utilizados para as ligações são geralmente registrados fora do Brasil.

 Como não cair nesses golpes

Levantamento feito pelo site Reclame Aqui constatou que o golpe do falso empréstimo cresceu mais de 200% nos últimos dois anos. Quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe agem por todas as cidades. Eles preferem idosos e ludibriar pessoas que não estão familiarizadas com os meios digitais.

O golpe é aplicado em várias formas e modalidades. A mais comum é por meio de mensagens ou ligações, via celular.

Fazendo se passar por funcionários de bancos, os bandidos ligam ou enviam mensagens para suas vítimas para informar que contataram um empréstimo em sua conta. Geralmente o valor é alto e eles dizem que estão ligando para confirmar se aquele empréstimo foi realmente feito e autorizado pela pessoa. Como a reação da vítima é de espanto, os bandidos se aproveitam dessa instabilidade emocional da pessoa e, gentilmente, se oferecem para ajudar. Ou melhor se oferecem, logicamente sem falar, para furtar a pessoa.

Sem saber e se dar conta, a vítima, traumatizada com suposto empréstimo de alto valor em sua conta, vai seguindo as instruções dos falsos funcionários do banco e passa facilmente todos seus dados pessoais, inclusive as senhas, para os bandidos. Daí, eles fazem verdadeiro “limpa tudo” no saldo da conta da pessoa. E quando a vítima se dá conta já é tarde: o dinheiro foi levado pelos bandidos e a Polícia não tem muito mais o que fazer.

Por isso, a Policia pede para avisar familiares idosos e que não possuem muita familiaridade com os meios digitais para ficar espertos com esses golpes. Ao receber esse tipo de ligações ou mensagens não se deve dar trela para quem está do outro lado da linha. Geralmente são bandidos se passando por funcionários do banco, do INSS ou da Receita Federal, entre outras instituições para tentar obter seus dados.

Bandidos, de maneira geral, são bem treinados para praticar esse tipo de crimes. Falam bem. São bem convincentes e insistentes. Interrompa a ligação e desligue a chamada. E não clique em nenhum link recebido pelo celular ou e-mail. Se tiver dúvidas, compareça pessoalmente ao seu banco e fale diretamente com o gerente.

.

Idosos são "presas fáceis" para os bandidos da era digital

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2