Folha2

Aldy Carvalho traz na alma a poesia e o som do Nordeste brasileiro

 

O ritmo do nordeste brasileiro nas composições de Aldy Carvalho

Nelson Gonçalves, Especial para a Folha2

Aldy Carvalho é poeta, escritor de vários livros, compositor, tocador de violão e   cantador de músicas nordestinas. Pernambuco de Petrolina, mas radicado em São Paulo, Aldy tem um gingado especial para pronunciar as letras das músicas por ele compostas e cantadas. São pronunciadas de acordo com o sotaque e a oralidade típica dos nordestinos. “É uma questão identitária, de afirmação que carrego com orgulho”, afirma o artista, que faz parte da Academia Maçônica Brasileira de Letras, Teatro, Ciências, Arte e Música.

  Entre seus últimos lançamentos estão o disco “Sertão Andante”, que traz 12 músicas de sua autoria, algumas em parcerias com outros artistas. A capa do disco é bastante sugestiva: mostra o sol escaldante do Nordeste e o inseparável chapéu de coro do sertanejo nordestino.

 Aldy Carvalho também lançou, recentemente, pela Editora Nova Alexandria, o livro “O Cavaleiro das Léguas”, um romance catingueiro, com ilustrações de Rafael Limaverde. Contando em versos, o romance em suas 33 páginas dá vida a um cavaleiro e uma donzela que travam um duelo verbal, enriquecido com as ilustrações do desenhista, grafiteiro e xilogravurista paraense radiado em Fortaleza. No final do livro um presente aos leitores: a partitura do poema do livro, totalmente musicado em versos e prosas, que pode ser acessado, por um QR-Code, e tocado. A música é tão bonita e profunda quanto os versos de Aldy Carvalho.

Laços com o Nordeste brasileiro

 Desde que rumou para São Paulo na primeira metade dos anos 80, Aldy Carvalho fez um pacto para realizar seus sonhos através da arte, sem perder as raízes do universo nordestino e com as águas do rio São Francisco, onde pescou e se banhou bastante na infância e adolescência. “Meu trabalho de compositor cantador é povoado de xotes, baiões, toadas, martelos, emboladas, cantigas de roda, saga e fábulas. É um ajuntado de cantigas, do lirismo do sertão e das léguas por onde andei”, explica o cantador.

Desde muito cedo, ainda em Petrolina, terceiro mais populoso município de Pernambuco, Aldy inventava e contava histórias e causos para crianças nas rodas familiares. “Era comum nos reunirmos na calçada, no terreiro, alpendres, para a contação de histórias, causos de assombração, anedotas e advinhas”. A versatilidade do artista, segundo a crítica já escrita sobre seu trabalho, nunca perdeu o vínculo com suas origens nordestinas. Ele possui uma grande discografia, poemas escritos e publicados em vários jornais. Ele também já se apresentou nos principais programas de música da televisão brasileira, tais como Som Brasil e Viola Minha Vila. Uma de suas músicas foi tema do filme “Danças e Cantigas do Sertão”, do diretor Luciano Peixinho.

Contato para shows e aquisição dos discos e livros de Aldy Carvalho, podem ser feitos pelo telefone (11) 99513-4268 ou pelo e-mail pazinko@gmail.com

Assista uma pequena amostra do trabalho de Aldy Carvalho, com a música “Canto d’Algibeira”, clicando aqui

Livro escrito por Aldy Carvalho, lançado pela Editora Nova Alexandria



Sempre alegre ,Aldy traz na alma a poesia e o ritmo das cantigas do Nordeste


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2