Folha2

Lilian, a "Rainha da Noite Paulistana" é filha de Nelson Gonçalves

Lilian Gonçalves, durante entrevista no programa de Danilo Gentile no SBT

 

Nelson Gonçalves, editor da Folha2

O cantor Nelson Gonçalves, o “cantor das multidões”, sempre foi homem de várias mulheres. Oficialmente casou quatro vezes. Mas teve, ao longo da vida, várias amantes e casos extraconjugais. Reconheceu ao final da vida ter tido pelo menos oito filhos. Uma delas é a conhecida “Rainha da Noite Paulistana”: Lilian Gonçalves de Lima.

No final dos anos 40, quando o seu casamento com Elvira, sua primeira esposa, com quem tinha um casal de filhos, já não ia muito bem, Nelson conheceu em uma turnê por Minas Gerais a mineira Maria Gonçalves de Lima, coincidentemente com o mesmo sobrenome e moradora em Garapuava, pequena cidade localizada no norte do Estado. Maria era uma fã que se declarou apaixonada por ele. Ela era solteira e sabendo que Nelson era casado passaram a ter um caso extraconjugal.

A moça engravidou, mas não revelou a Nelson, por medo de a família saber que ela tinha se envolvido com um homem casado. Ela também sabia que o cantor jamais abandonaria a família para ficar com ela. O cantor estava bem financeiramente e até poderia assumir o sustento do bebê. Mas Maria ficou com medo de a família não aceitar ela ter se envolvido com um homem casado. Assim Maria terminou o relacionamento e o cantor ficou sem saber o porquê. E teve a filha Lilian Gonçalves de Lima escondida da família. Maria depois se casou e teve mais filhos.

Lilian cresceu sem saber quem era o pai. Quando tinha quatro anos, a mãe e os outros dois filhos menores mudaram para Brasília, prestes a ser inaugurada. O presidente Juscelino Kubitschek conheceu Maria na rua, vendendo salgadinhos, e a levou para trabalhar como cozinheira. Lilian conta que chegou a frequentar a casa e conviver com Juscelino. “Sentei no colo dele quando tinha sete ou oito anos e ele me disse que eu seria uma grande mulher na vida”, contou Lilian, que hoje é uma empresária bem sucedida.

Quando ela tinha 10 anos, a mãe fez a revelação

Nelson Gonçalves já era famoso quando Lilian soube que ele era seu pai

Quando Lilian tinha 10 anos, a mãe lhe contou que ela era filha do famoso Nelson Gonçalves. “Ela (Maria) deixou um bilhete: ‘Minha filha, você é a filha do cantor Nelson Gonçalves’”, contou Lilian no programa Conversa com Bial, na TV Globo, em 2018. Na época ela nem sabia da fama do cantor e não deu importância para a revelação feita pela mãe.

Lilian contou numa entrevista para o programa do Jô Soares que desde pequena sempre teve o corpo físico bastante avantajado. Em 1969, com 14 anos, ela se inscreveu escondida da família no Concurso para a escolha da Miss Brasília. Venceu o concurso. Mas foi denunciada pela própria mãe aos dirigentes do concurso de que ela era menor de idade. Perdeu o título e a coroa já que as misses deviam ter no mínimo 18 anos. Saiu da cidade muito criticada pela mãe, pelos irmãos e pela sociedade. 

Revoltada com a situação, juntou algumas peças de roupas numa sacola e o dinheiro que tinha ganho no concurso e deixou mãe e os irmãos. Pegou um ônibus e foi sozinha para São Paulo, lugar que nunca tinha ido antes. “Cheguei na rodoviária de Brasília, vi aqueles guichês com aqueles montes de nomes de cidade e quando li São Paulo, pensei: ‘esse santo vai me ajudar’”.

Ao desembarcar em São Paulo, espantada com a quantidade de prédios e  "arranha-céus", ela foi caminhando pela avenida Rio Branco, quando se deparou, na esquina com a avenida Ipiranga, com a lanchonete Sopa Carioca e uma placa informando que estavam contratando garçonetes. Se apresentou e foi contratada para começar imediatamente a trabalhar no local.

Juscelino profetizou: "Será uma grande mulher!"

Presidente Juscelino Kubitschek pegou Lilian no colo, quando ainda criança, e profetizou que ela seria uma grande mulher

“Você vai ser uma grande mulher”. A profecia de Juscelino Kubitschek se cumpriu. Lilian Gonçalves trabalhou duro em São Paulo e aos 17 anos de idade comprava, mesmo sem ter dinheiro suficiente para o negócio, a sua própria lanchonete, na avenida Angélica, no bairro Santa Cecília. “O dono me vendeu em 72 prestações, sob a condição de que se eu atrasasse o pagamento perderia a lanchonete. Nunca atrasei uma parcela!”

As palavras proféticas do então presidente do Brasil ficaram marcadas em sua cabeça. “Me lembro bem disso e dele nitidamente, como ele se vestia, como ele me pegava ainda criança no colo, como se fosse hoje. Essas palavras me marcaram muito”.

Quando ela estava com 18 anos a mãe voltou a insistir para que procurasse o pai. Mas Lilian já estava determinada a não procurar. Queria construir sua vida “sem ajuda de ninguém e nem de homem”.

Lilian sempre teve o corpo avantajado

Lilian, com a mãe à esquerda, e os irmãos em álbum de família exibido no programa do Jô Soares

Poucos anos depois abria o Bar Biroska, na rua Canuto do Val. O empreendimento virou uma rede, com a aquisição de mais bares vizinhos anos depois. Daí já estabelecida financeiramente, com seus próprios negócios, Lilian foi procurar Nelson Gonçalves. Sem saber que ele estava diante da filha, ele ainda a paquerou à época. “O velhinho era danado, viu! E tinha muito o meu jeito”, disse, na entrevista para Pedro Bial. “Ele era muito solto no mundo. Nenhum filho teve a presença dele como pai. Quando tentei me aproximar, a família dele o impediu, com medo de dividir os bens. E ele já estava casado com outra mulher, outros filhos”. 

Maria, a amante, já estava falecida, quando Lilian procurou Nelson. Após exame de DNA, comprovou-se que Lilian realmente era sua filha. Sendo assim, ele aceitou feliz a nova filha, que conheceu também seus meios-irmãos, sem nada exigir.

Em 1997, Lilian escreveu o livro chamado “Vida Brilhando em Néon” em que contou ao mundo ser filha de Nelson Gonçalves. Os dois tiveram uma relação de respeito, até a morte dele no ano seguinte. "Pena que foi por pouco tempo essa nossa relação", lamentou.

Rainha da noite paulistana

Lilian com o pai Nelson Gonçalves, após a confirmação da paternidade

Lilian emprega cerca de 400 pessoas, entre funcionários, colaboradores e músicos. Eles trabalham em seus seis estabelecimentos, localizados um ao lado do outro na rua Canuto do Val, no bairro Santa Cecília: o Bar do Nelson, Frango com Tudo, Japan Tower, Siga La Vaca e dos estacionamentos para carros. 

Ficou conhecida no pedaço como a “Rainha da Noite Paulistana”. O Bar do Nelson é todo decorado com fotos e objetos do artista. Os demais também são temáticos com apresentações de cantores e com karaokês. Ela também possui na mesma rua dois estacionamentos para veículos, um deles com sete andares.

Lilian revela que um dos segredos do sucesso é a cordialidade com os clientes. “Faço questão de cumprimentar meus clientes, de recebe-los. Não é legal quando você vai em lugar e pode dizer: ‘conheço o dono’? Então os meus clientes voltam e fazem questão de vir até mim e apresentar os amigos que trazem, é muito legal isso”, contou. Mesmo com idade avançada, que não parece ter e ela esconde, faz questão de estar todas as noites em suas casas noturnas, trajando roupas brilhantes e extravagantes, andando de mesa em mesa para recepcionar seus clientes e desejar as boas-vindas a todos.

Lilian também se tornou famosa por ter adquirido parte das valiosas joias que pertenceram a apresentadora de TV Hebe Camargo, falecida em 2012, e de quem era muito amiga. Vaidosa está sempre maquiada. “Feia eu não apareço de jeito nenhum. Não vou nem ao tanque sem batom, estou sempre bem produzida”.

Lilian também chegou a cantar e até gravar discos. “Cantei, gravei cinco, seis discos. Agora não canto mais”. Ela foi casada com Cyro Guimarães, tem dois filhos e cinco netos.

.

Fachada do Bar do Nelson, no bairro Santa Cecília, em São Paulo

O Bar do Nelson, mantido pela filha Lilian em São Paulo, é todo temático com fotografias do artista espalhadas por todos os lados

Leia também a matéria "O Cantor Nelson Gonçalves que não se chamava Nelson" clicando aqui 



qui

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2