Folha2

Deputada quer Delegacias da Mulher funcionando durante o Carnaval

Deputada quer Delegacia da Mulher funcionando de plantão durante o carnaval

 

O Carnaval é um momento de celebração da alegria, mas infelizmente também é quando criminosos sexuais aproveitam para agir em meio às aglomerações, principalmente nos espaços públicos. De acordo com a associação Gênero e Número, com base em registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, nesse período de folia as ocorrências de estupro aumentam 50%, e mais da metade das brasileiras dizem que foram vítimas de algum tipo de violência sexual e constrangimento.

Por essa razão, a deputada estadual Beth Sahão (PT) protocolou Projeto de Lei para que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) funcionem de forma ininterrupta durante os festejos carnavalescos. A medida, segundo a parlamentar, é um importante mecanismo de proteção porque, embora esta seja uma ocasião de intensa alegria, coincide também com o aumento dos casos de violência contra as mulheres.

Para que a iniciativa tenha efeito imediato, a deputada também oficiou o governador Tarcísio de Freitas, com o mesmo propósito, de forma que as DDMs de todo o estado atendam ininterruptamente durante o Carnaval. No caso das cidades que não possuem unidades especializadas, o documento prevê atendimento prioritário às mulheres vítimas de violência nas delegacias convencionais.

“O Estado de São Paulo tem 140 Delegacias de Defesa da Mulher, sendo que apenas 11 possuem funcionamento ininterrupto. Trata-se de um pequeno número de unidades que disponibilizam seus serviços 24h por dia. Neste sentido, faz-se necessário buscar formas de proteção e de acolhimento de uma população que já é fortemente impactada, no dia a dia, por todo tipo de violência. Fechamos 2023, inclusive, com números recordes de estupro e de feminicídio no estado de São Paulo”, afirmou a deputada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2