Folha2

Anísio Silva cantou na inauguração de Brasília, a convite do presidente

Anísio Silva fez sucesso nos anos 50 e 60 e foi o primeiro brasileiro a ganhar o Disco de Ouro

 

Nelson Gonçalves, jornalista da Folha2

Na véspera da inauguração de Brasília, durante o baile de gala para marcar a data, no salão do Palace Hotel, o presidente Juscelino Kubitschek abriu o baile dançando a primeira valsa com a Miss Brasília 1959, Marta Garcia. Juscelino tinha fama de boêmio e sedutor, adorava festas e era reconhecidamente um exímio dançarino.

 Em cima do palco, catando, vestido num terno branco, estava o cantor Anísio Silva, especialmente convidado para a festa pelo próprio presidente da República, de quem era amigo. Anísio, cantor nascido na Bahia, vivia um dos seus melhores momentos. Naquele ano ele foi o primeiro cantor brasileiro a ganhar o disco de ouro pela vendagem de mais de 2 milhões de cópias do LP que trazia como faixa principal a música “Alguém me Disse”, composição no estilo bolero composta pela dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Depois a música também foi gravada por Maysa, Cauby Peixoto, Gal Costa, Emílio Santiago e mais recentemente por Simone e Ana Carolina.

Nascido em 1920, em Caculé, na Bahia, Anísio antes de iniciar carreira artística trabalhou como balconista de farmácia. Com 30 anos de idade começou a cantar em boates e casas noturnas no Rio de Janeiro. Em 1957 assinou contrato com a gravadora Odeon para lançar o seu primeiro LP “Sonhando Contigo”, cujas músicas no estilo romântico caíram no agrado do público. Dois anos depois gravava o segundo LP, onde a guarânia “Quero Beijar-te as Mãos”, de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal, foi uma das mais executadas nas rádios.

Após estrondoso sucesso com “Alguém me Disse”, voltou a fazer sucesso em 1962 com novos discos e novas músicas, tais como “O Romântico” e “Abraça-me”. Nos anos seguintes gravou mais dois LPs pela Odeon: “Só Penso em Ti” e “Canção do Amor que Virá”. Em 1964 gravou “Estou Chorando por Ti” e afastou-se da vida artística por três anos.

“Retorno” (1967) e “Lembrança de Você” (1968) foram seus dois últimos álbuns pela Odeon. Afastou-se novamente para dirigir uma casa noturna de sua propriedade no Rio de Janeiro. Em 1975 gravou seu último álbum e deixou definitivamente a vida artística, acabando, depois de tanto sucesso, esquecido pelo público.

Além do Brasil, Anísio também foi campeão de vendas de discos na Argentina, Paraguai, Uruguai e Portugal. Foi recordista, durante sete anos seguidos, de direitos autorais. Ao todo ele gravou mais de 50 discos, entre LPs e compactos simples.

Trilha de novela

A música "Alguém me Disse', gravada por Anísio Silva, está no disco da novela "Os Imigrantes", exibida pela TV Bandeirantes em 1982

A versão original da música “Alguém me Disse” está na trilha sonora da telenovela “Os Imigrantes”, exibida pela Rede Bandeirantes em 1982. A mesma música, gravada depois por Gal Costa, está na trilha sonora nacional da telenovela “Tieta”, exibida pela Rede Globo em 1989. Nesse mesmo ano a cantora gravou um clipe com essa música para ser exibido no programa Fantástico. Com o sucesso da música, a versão gravada pela cantora Maysa fez parte da trilha sonora da novela “Páginas da Vida”, exibida pela Rede Globo em 2006.

A versão da música “Alguém me Disse” gravada por Anísio Silva foi incluída pelo critico musical Ricardo Cravo na coleção “As 100 Melhores Músicas do Século 20”.

Anísio morreu de infarto aos 69 anos de idade, em 18 de fevereiro de 1989, em seu apartamento, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Seu corpo está sepultado no Cemitério São João Batista, no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. Teve dois filhos de seu único casamento, sendo seu filho Vini Silva, produtor artístico, continuador de sua obra.

Para quem não conhece as músicas gravadas por Anísio Silva, pode ouvir uma coletânea de suas obras clicando aqui

Para ouvir "Alguém me Disse", um dos maiores sucessos do cantor Anísio Silva, que fez lhe render o primeiro Disco de Ouro para um cantor brasileiro, em 1960, basta clicar aqui. Uma das últimas versões dessa música foi gravada por Gal Costa, em 1999. Para ouvir a música na versão gravada pela Gal Costa clique aqui A cantora Simony também gravou essa mesma música em 2002, numa versão com ritmo um pouco mais acelerado. Ouça aqui a versão gravada por Simony. Em 2003 a cantora Tânia Alves também gravou. Ouça aqui

Anísio Silva na capa do seu último disco, lançado em 1975, pela gravadora Odeon

Um verdadeiro desfile de carros, uma novidade para a época, marcou a inauguração de Brasília

Crianças de diversas escolas, representando vários Estados, também participaram da inauguração

O presidente Juscelino acena com as mãos para o público no dia da inauguração de Brasília

Presidente Juscelino faz um discurso emocionado no ato de inauguração de Brasíia

Juscelino e D. Sarah na festa de gala da inauguração de Brasília. Assim como o presidente da Novacap, Israel Pinheiro (E), JK veste casaca. A primeira dama usa vestido desenhado pelo estilista Dener Pamplona chega para o baile de gala ao lado da primeira-dama Sara

A faixa sobre o automóvel modelo 1911 reflete o ânimo dos brasileiros com um sonho que demorou para se concretizar. a demora 


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2