Folha2

Projeto ‘Ecoração’ leva o Saci Pererê às escolas para falar de meio ambiente

 

Coletores seletivos para lixo serão levados para as portas das escolas

 

O Saci Pererê, o mais simbólico dos personagens do folclore brasileiro, entra na luta pela conscientização ambiental. Ele é o protagonista do “Ecoração”, projeto que une educação ambiental e literatura, e que será realizado em 15 escolas das cidades de Nova Aliança, Potirendaba, Guapiaçu e Bady Bassitt, a partir de segunda-feira, 9 de outubro.

 

O “Ecoração” é um conjunto de ações que envolvem palestra, minicurso, distribuição do livro “A Turma do Saci”, contação de histórias e doação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), que são coletores para recolha de material reciclável, principalmente PETs e latinhas de alumínio, trazidos pelos alunos. Cada escola receberá 100 livros, 100 gibis e quatro PEVS.

 

“Nossos objetivos são difundir o Saci como personagem que habita a cultura popular brasileira e sensibilizar as crianças sobre a conservação do meio ambiente motivando-as a fazer o descarte correto de resíduos”, revela Deodoro Moreira, idealizador do projeto e autor dos textos do livro.

 

Deodoro explica o que levou à escolha do Saci como protagonista do projeto. “É um ser mestiço por excelência, libertário, símbolo de resistência, protetor das matas e um dos mitos mais relevantes de folclore brasileiro. No livro, o Saci e sua turma interagem com as crianças e mostram como cada uma delas pode contribuir com a preservação do meio ambiente”.

 

O livro “A Turma do Saci”, publicado pela Editora Serifa, impresso em papel reciclato, tem também material de apoio como audiolivro, e-book e gibi. São 32 páginas com 24 ilustrações assinadas por Jocelino Soares. A obra é indicada para crianças da faixa etária entre seis e 12 anos, que abrange séries do ensino Fundamental I e II. O e-book e o audiolivro podem ser baixados gratuitamente no site do projeto: www.ecoracao.com.br.

 

Aline Chitero Bueno Fagliari, bióloga e educadora ambiental contratada pelo “Ecoração” para conduzir o projeto nas escolas, diz que na palestra os alunos vão aprender o quanto geramos de resíduos e como isso polui o meio ambiente. Na sequência, em frente aos Pontos de Entrega Voluntária, aprenderão na prática como é feito o descarte correto.

 

“Estamos em um momento em que a gente precisa focar no cuidado com o meio ambiente e esse projeto vem nos ajudar a lidar com este problema muito sensível em nossa sociedade. Consumimos muito, geramos muito resíduo e precisamos mudar esse cenário, especialmente através das crianças”, diz a educadora ambiental.

 

O Projeto “Ecoração” começa em Nova Aliança onde será implantado em duas escolas. Nos dias 17 e 18 será apresentado em seis escolas de Bady Bassitt. Em Potirendaba serão três escolas que receberão o “Ecoração” nos dias 19 e 20 de outubro. O projeto será finalizado em Guapiaçu com a participação de quatro escolas nos dias 26 e 27 de outubro.

 

O projeto "Ecoração" é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - ProAC ICMS, com patrocínio da Poty Cia. de Bebidas.


.

Capa do livro "Saci e Sua Turma' com ilustrações de Jocelino Soares

 

 

 

SERVIÇO

Início do projeto “Ecoração”

Dia: 9 de outubro de 2023

Horários: 8h e 10h

Local: Escola Abdo Ayruth e Escola Nicolina Maria de Jesus

Site: www.ecoracao.com.br

Informações: (17) 99775-4441


Capa do gibi do projeto que será distribuído nas escolas

Coletores coloridos chamam a atenção da população

Ilustração do artista plástico Jocelino Soares



Coletores para latas de alumínio


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2