Os prefeitos dos quatro municípios (à direira) atendidos pela 64ª Eleitoral participaram da inauguração das novas instalações do cartório |
O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Paulo Galizia, acompanhado pelo vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, inaugurou, em setembro, as novas instalações da 64ª Zona Eleitoral, responsável pelo atendimento do eleitorado de José Bonifácio, Adolfo, Ubarana e Mendonça. A inauguração faz parte de um projeto de uniformização que tem o objetivo de a Justiça assumir os encargos financeiros dos cartórios eleitorais no interior do Estado.
O presidente do Tribunal destacou os benefícios do novo modelo de cartório eleitoral. “A ideia é manter a uniformização dos serviços cartorários e até da disposição do prédio, com um ambiente claro, amplo e acolhedor ao eleitor”. Para o desembargador, o projeto busca dar mais autonomia à Justiça Eleitoral. “Isso dá mais segurança aos colaboradores, melhores condições de atendimento, além de desonerar um pouco as prefeituras. Estamos dando um passo para a eficiência, autonomia e acessibilidade. Quanto mais a Justiça Eleitoral puder servir ao eleitor, mais aperfeiçoada será a nossa democracia”, concluiu.
Em sua fala, o diretor-geral, Claucio Corrêa, agradeceu às prefeituras pelos anos de colaboração com a Justiça Eleitoral. “Essa política judiciária de assumir os encargos financeiros dos cartórios eleitorais não vai, jamais, afastar as parcerias com as prefeituras, órgãos estaduais e federais na consecução da nossa missão de realizar eleições legítimas e garantir o processo democrático”.
O chefe do cartório, João Meireles Bastos, elogiou a mudança. “O imóvel é bem localizado, com um espaço muito agradável”. A juíza eleitoral da jurisdição, Carolina Castro Andrade Silva, concorda e ressalta a importância de boas instalações. “Eu me lembrei das palavras de um professor meu, chamado Gustavo Justino. Ele dizia que nós precisamos democratizar a democracia. Isso começa na recepção das pessoas. Como membro do Poder Judiciário, acredito que um ambiente acolhedor é importante para que as pessoas se sintam parte da composição desse Poder. É o primeiro passo rumo à democratização da democracia.”
Além do chefe do cartório, a unidade é composta por três servidores e um estagiário responsáveis pelo atendimento de 41.056 eleitoras e eleitores, sendo 26.866 de José Bonifácio, 4.044 de Adolfo, 4.794 de Mendonça e 4.352 de Ubarana, distribuídos em 16 locais de votação e 123 seções eleitorais, somados os quatro municípios.
.
Novas instalações do Cartório Eleitoral de José Bonifácio segue padronização a ser implantada em todo Estado pela Justiça Eleitoral |
Prefeitos de José Bonifácio, Ubarana, Mendonça e Adolfo participam da inauguração |
Desembargador discursa durante a inauguração da sede do Cartório em José Bonifácio |
Banda da Polícia Militar de São José do Rio Preto abrilhantou o evento |
Fachada da nova sede do Cartório Eleitoral em José Bonifácio |