Folha2

Instituto dos Cegos comemora 75 anos com várias atividades em setembro

 

IRCT comemora 75 anos com uma série de atividades no mês de setembro

Setembro é o mês em que o Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores (IRCT) comemora 75 anos de fundação. E por isso está sendo promovida uma série de atividades pela diretoria comandada pelo presidente Claudionor Ziroldo Junior, advogado que dedica bom parte do seu tempo livre e profissional para a instituição. Neste sábado (16) foi oferecida uma vivência multissensorial para dirigentes de lojas maçônicas e de clubes de serviços da cidade.

Na quarta-feira (20) o IRCT promove em sua sede (rua Cleo de Oliveira Roma, 200, Jardim Morumbi) a Exposição Meu Artista com pinturas com sentimentos pós deficiência. Assim como aconteceu na vivência, realizada neste sábado, quem for visitar a exposição poderá participar de uma experiência sensorial. Com os olhos vendados e os sentimentos aflorados, as pessoas são conduzidas a uma exposição de arte cheia de texturas, formas e emoções. Com o apoio de uma bengala em mãos, os visitantes não estarão só: os artistas, autores das obras, os acompanharão pelos corredores e todas as instalações do local.

O empresário Artur Bresser deu um depoimento emocionante neste sábado e fez muitas pessoas chorarem de emoção. Ele contou que a vida toda teve problemas de visão. Sempre precisou usar óculos conhecidos como fundo de garrafa e tinha dificuldades para ler e até para dirigir. Pensou até que fosse perder a visão. Mas graças aos avanços da Medicina moderna foi submetido a uma cirurgia oftalmológica e voltou a enxergar normalmente. “Olha vocês não imaginam o que é poder voltar a enxergar normalmente”, destacou, acrescentando que a visão é um dos principais sentimentos do ser humano.

Durante a solenidade ocorrida neste sábado a diretoria do IRCT homenageou algumas lojas maçônicas, que são mantenedoras da instituição. O presidente Caludinor Ziroldo informou que todas as lojas colaboraram com a instituição, mas que nos últimos anos uma delas se destacou na destinação de recursos para a entidade. Trata-se da loja maçônica que leva o nome de Alberto Andaló, um ex-prefeito de Rio Preto que faleceu quando estava no cargo na década de 1960. Bruno Mamoru, recebeu, em nome da loja Alberto Andaló, um certificado de reconhecimento do instituto. O venerável da loja Cosmos, José Luiz Schiavinatto, disse que enquanto ele estiver à frente da sua loja, que ela irá sempre colaborar e destinar parte de seus eventos para o instituto.

História

O Instituto dos Cegos foi fundado em 1º de setembro de 1948 e logo nos primeiros anos da década de 1950 passou a ser administrado pelo Lions Clube. No começo funcionava como uma espécie de orfanato para abrigar os deficientes visuais sem condições financeiras e abandonados pelas famílias. No final da década de 1980 a Maçonaria rio-pretense passou a ser gestora e mantenedora do instituto. Um dos baluartes que esteve a frente da instituição por muitos anos foi o técnico em refrigeração Romiro Pedro da Silva, ora como presidente ou diretor voluntário da instituição.

Foi na gestão do médico Moacir Alves Borges que foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova sede do IRCT. Moacir Borges lembra que conseguiu na época cerca de R$ 1 milhão, por meio do deputado Rodrigo Garcia, para dar início às obras do prédio e exigiu que se contratasse Romiro Pedro da Silva como gerente administrativo do instituto. “Ninguém conhece mais o instituto do que o Romiro, que sempre se dedicou e ainda dedica de corpo e alma para essa instituição”, justificou.

Atualmente o Centro de Reabilitação Visual, mantido pelo IRCT, atende mais de 350 pessoas, de zero a terceira idade. Atende pessoas com deficiência visual, residentes em São José do Rio Preto e outros 103 municípios, desenvolvendo trabalho de habilitação e reabilitação.

No local são oferecidos apoio social, psicológico e pedagógico aos alunos atendidos e seus familiares. Existem dezenas de atividades desenvolvidas especialmente, por gente especializada, para quem possui algum tipo de deficiência visual. São cursos e oficinas de artesanato, informática, alfabetização em Braile, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de música e outras atividades da vida diária e prática, a fim de promover a inclusão social através da capacitação e inserção na sociedade, promovendo autonomia e autoestima.

Serviços

Além de atender os deficientes visuais o IRCT também oferece alguns serviços á população como o bazar e a loja solidária que oferece roupas, calçados, bolsas e artesanatos, com preços diferenciados, e, eventualmente, produtos como pães, bolos e roscas produzidas na padaria industrial do instituto.

Consultas oftalmológicas com médicos e equipamentos ultramodernos também são oferecidos com preços populares à população. Mas para isso é preciso agendar, com antecedência, a consulta. As consultas podem ser agendadas clicando neste link. Para mais informações, ligue para (17) 3555-5000 ou acesse o site www.institutodoscegos.org.br  

.

Claudionor Ziroldo Jr, presidente do institituto, fala durante evento no IRTC

Representantes do Lions também se fizeram presentes no evento do IRCT

Paulo César da Silva participa de experiência sensorial com os olhos vendados

Auditório do IRCT se tornou pequeno para acomodar grande número de pessoas

Com auditório lotado professoras expuseram seus trabalhos aos convidados

Pedro Romiro da Silva é considerado como peça chave na direção do IRCT

Romiro e Claudionor procedem entrega de homenagem à Loja Aprendizes do III Milênio, representado no ato por Paulo César da Silva

Bruno Mamoru (de camisa verde) recebe certificado em nome da loja Alberto Andaló

Schiavinato, venerável da Loja Cosmos, garante participação em todos os eventos

Exposição a ser realizada quarta-feira (20) é aberta ao público

Artur Bresser se emociona ao falar sobre a melhora em sua visão



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2