Folha2

Energia solar reduz despesas com a conta de luz

 

Energia solar proporciona muita economia para quem instala o sistema

Muitas pessoas, com olhar atento, já devem ter se deparado com aquelas placas cheias de quadradinhos instaladas nos telhados de algumas residências ou mesmo estabelecimentos comerciais. Estas placas, conhecidas como painéis solares, são responsáveis por transformar a radiação solar em energia elétrica e proporcionar economia financeira aos donos dessas casas ou empresas.

 Até pouco tempo atrás era um recurso inatingível para integrantes de famílias de classe média. Era. Isso mesmo.  Possuir sistema de energia solar em casa deixou de ser privilégio dos ricos e de famílias abastadas. Isto porque a concorrência aumentou e os preços abaixaram numa velocidade vertiginosa. 

 Dois jovens irmãos de São José do Rio Preto, Gabriel e Rafael Gomes, que já atuavam no ramo de seguros, resolveram investir também na comercialização de placas solares e equipamentos para a produção de energia elétrica com baixo custo. Incentivados pelos pais, agregaram o produto à Samba Brasil, sua empresa que atua no ramo de corretagem de seguros e de negócios inovadores.

 Com cinco anos de mercado a empresa tem 15 unidades de franquias em seis Estados brasileiros. O diferencial das placas fotovoltaicas oferecidas pela empresa é a possibilidade de inclusão de seguro contra eventuais incidentes da natureza. “Uma chuva com granizo, por exemplo, pode danificar as placas”, explica um dos irmãos. “Além disso, o sistema vem acompanhado de um aplicativo inédito que possibilita o proprietário acompanhar, de onde ele estiver, a quantidade de energia produzida ou se ocorreu algum problema com alguma das placas”.

 Um grande diferencial é também a aplicação de um micro conversor instalado individualmente em cada placa garantindo mais segurança e autonomia entre elas. “Assim se der problema numa placa não haverá interrompimento na produção da energia do conjunto”, informa um dos proprietários da empresa. “E quem tem energia solar em casa sofre menos com os ‘apagões’ que comumente ocorreram com as concessionárias de energia. O sistema de placas possui baterias, que acionadas imediata e automaticamente não deixam que falte energia por muito tempo naquela residência enquanto perdurar o desligamento naquele bairro”.

 O sistema fotovoltaico para residências, comércio, indústrias e até propriedades rurais é a utilização do sol para gerar energia elétrica. É mais do que economia para o bolso de quem utiliza esse sistema. É a transformação da energia numa forma sustentável e renovável para utilizarmos os recursos do nosso planeta, de forma consciente e responsável.

 As vantagens para a implantação do sistema de energia solar são enormes. Mas muitos poderão perguntar se não existem contraindicações para o uso de um sistema solar. A má instalação, ou quando efetuada por pessoas não qualificadas é uma delas. Mas os riscos são mínimos e não se aplicam a maioria dos casos.

 Outros problemas já fazem parte do passado, como os preços, que já foram mais caros antes. O preço da instalação de um sistema solar pode ser relativamente alto, para algumas pessoas, mas vale lembrar que ele é equivalente ao consumo.  Ou seja, ele é proporcional ao que a família gasta de energia.

 Embora um projeto possa ficar vultoso e o retorno do investimento chegue a mais de um ano, mais até em certos casos, a economia na conta de luz é imediata, começando assim que o sistema é ligado.  Também depende da forma da aquisição que pode ser à vista ou financiada, prolongando o tempo para recuperação do valor empregado. Após esse período não mais despesas e sim apenas retorno.

 Outro problema, mas não muito grave para a nossa ensolarada região, é o clima. Apesar do sistema conseguir captar energia solar em dias de clima chuvosos e nublados, a eficiência não é a mesma dos dias ensolarados. Porém, vivemos num país de clima tropical, onde se faz sol todos os dias e a energia captada e não utilizada, após ser jogada na rede de energia, pode ser usada em abatimento do custo da energia que for utilizada pela unidade quando estiver sem sol.

 Outra questão é a necessidade de espaço. Quanto mais energia o consumidor precisar, mais espaço ele vai usar para instalar as placas e coletar energia dos raios solares. Os painéis ocupam um espaço físico considerável e precisam estar em locais onde a incidência dos raios solares são constantes. Não adianta muito fixar essas placas em locais permanentes de sombra. Assim, telhados, e lajes funcionam bem.

 Para mais informações ou mesmo fazer um orçamento sem compromisso, pode-se manter contato com os representantes da Samba Brasil pelo telefone (17) 3513-3578.

.

A empresa Samba Brasil oferece sistema diferenciado e com melhor custo para os clientes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2