Folha2

Bady, Mendonça e Potirendaba são as cidades que mais crescem na região, segundo prévia do Censo

 

Vista aérea da Praça da Matriz de Potirendaba, a principal praça da cidade



O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, no dia 28 de dezembro, a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano.

Bady Bassitt foi a cidade que mais cresceu, na área de circulação do jornal Folha2, ultrapassando inclusive a população de Potirendada, que no Censo de 2010 tinha 348 moradores a mais do que a primeira. Agora a situação inverteu e Bady Bassitt passou Potirendaba em termos de população, com 6.764 moradores a mais. Nos últimos 12 anos, sendo o Censo, Bady Bassitt teve crescimento populacional de 45,89%. Em seguida aparecem as cidades de Jaci, com 25,74%, e Mendonça com 24,79%. Potirendaba cresceu 23,62%. Confira quadro abaixo.

As cidades com menores índices de crescimento na região foram Ubarana, com 1,42%, e Uchôa com 5,02%. E há também o contraste, onde o número de habitantes diminui. O município de Irapuã é o único da região que aparece, segundo o Censo, com menos habitantes do que tinha em 2010. Antes eram 7.275 e agora são 6.925, uma queda de 5,02 com 348 moradores a menos.

As informações divulgadas pelo IBGE foram entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os recenseadores do Censo 2022 ainda estão em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuarão durante o mês de janeiro e muito provavelmente no mês de fevereiro de 2023. Os dados divulgados foram calculados com base nos questionários do Censo 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro. É uma combinação de dados coletados e estimativas para aqueles municípios onde ainda não está conclusa a coleta de informações.

Mendonça, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, apontou um crescimento de 9,43% em relação à estimativa feita em 2021 e prevista para o ano passado, que apontava 5.600 habitantes. Na comparação com o último Censo realizado em 2010, Mendonça está com 1.530 habitantes a mais, conforme os dados parciais.

A prefeita de Potirendaba, Gi Franzotti (PTB), reuniu com assessores e com os responsáveis pela realização do Censo na cidade para solicitar empenho de todos na contagem da população. “É muito importante sabermos quantas pessoas moram no nosso município porque isso causa impacto depois nos impostos e para o recebimento de verbas dos governos estadual e federal”, destacou a prefeita. “Temos que ter números reais da nossa população”.

.


Vista aérea da cidade de Mendonça, observando-se em primeiro plano à direita o prédio da Câmara


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2