Vereadores durante a realização da sessão extraordinária que rejeitou parecer do Tribunal de Contas do Estado para favorecer o prefeito Luiz Antônio Tobardini (foto: reprodução site CMBB)
A Câmara Municipal de Bady Bassitt contrariou parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que rejeitava as contas de 2018 do prefeito Luiz Antônio Tobardini (PSDB). A votação aconteceu nesta quarta-feira, em sessão extraordinária, convocada às pressas pelo presidente da casa, Paulo César Pereira, o popular Paulinho da Porcada (PL), e que também votou favorável à aprovação das contas do prefeito.
A rejeição do parecer desfavorável do TCE e aprovação das contas do atual prefeito causaram espanto nos meios políticos locais. Isto porque, no passado, as contas de 2017 de Tobardini, que também tiveram parecer contrário do TCE, foram rejeitadas pelos vereadores. Em 28 de setembro de 2021, cinco dos nove vereadores foram favoráveis ao parecer e outros quatro foram contrários. Com a decisão, tomada no ano passado pela Câmara, Tobardini ficou inelegível por oito anos.
Dois dos vereadores que acompanharam, no ano passado, o parecer do tribunal que rejeitava as contas do prefeito, desta vez mudaram de lado. A vereadora Ana Paula Murad (PSD) e o presidente da Câmara votaram agora a favor do prefeito e contra o parecer do TCE.
Irregularidades
Segundo o parecer do TCE, a administração municipal cometeu em 2018 várias irregularidades. Entre elas a extrapolação dos limites dos gastos com pessoal que alcançaram 54,37%, demonstrando descontrole nas contas públicas. O tribunal também apontou como irregularidade a criação de 60 cargos em comissão, ou seja, de livre nomeação e sem a realização de concurso público, sem os requisitos mínimos de escolaridade. Outro ponto negativo apontado pela fiscalização do tribunal, e que se arrasta desde 2011, é o não recolhimento dos encargos trabalhistas patronais, somando mais de R$ 700 mil.
Desta vez votaram contra o parecer do TCE e a favor do prefeito Tobardini, além do presidente da Câmara e da vereadora Ana Paula, os vereadores Laércio Pereira (PSDB), Luciano Matheus (MDB), Marcio Elias Marmitão (PSDB) e Milton Verni (Cidadania). A favor do parecer do TCE e contra as contas do prefeito, votaram os vereadores Elias Baruffi (PSD) e Juliano Segala (PTB). A vereadora Fabrícia Diniz caldeira (PTB) não estava presente na sessão.