Folha2

Lions doa tampinhas plásticas para o projeto "Tampinha Que Salva"

 

Os diretores do Lions, o agrônomo Celso Parra e o jornalista Nelson Gonçalves, durante entrega de cerca de 100 quilos de tampinhas plásticas na sede da entidade presidida por José Francisco De Giuli e que tem como principal coordenadora a vereadora Claudia De Giuli

As tampinhas plásticas recolhidas pelo Lions Clube de São José do Rio Preto, durante o Drive-Thru realizado no dia 14 de maio, foram doadas nesta semana para o projeto “Tampinha que Salva”, idealizado pela vereadora Claudia de Giuli. Recolhidas e recicladas, as tampinhas de plástico que iriam para o lixo e muitas vezes para os rios para poluir a natureza, agora vão ter outra destinação final e gerar recursos para projetos sociais. Um desses projetos é o de proporcionar subsídios para a compra de rações para animais, principalmente cachorros abandonados. O Drive-Thu contou com a participação dos associados dois dois clubes de Lions de São José do Rio Preto: Centro e Sul.

O projeto teve início em 2018 na época em que Claudia estava como presidente do Rotary Clube Sul em São José do Rio Preto. Ela contou que para sensibilizar crianças e adolescente para a causa chegou a realizar 78 palestras em escolas. “Antes da pandemia tivemos uma aceitação enorme por parte dos alunos e, mesmo com a pandemia, o recolhimento das tampinhas não parou”, observa Claudia, ao acrescentar que o projeto ganhou folego, a menos de dois meses, com a criação de uma entidade, a Organização Não Governamental (ONG) Tampinha Que Salva.

Presidida pelo filho dela, o veterinário José Francisco de Giuli, a entidade fica localizada na rua Oswaldo Cruz, 855, no bairro Parque Industrial, onde recebe doações das tampinhas, de blister (embalagens de remédios), garrafas pet e lacres de alumínio. Além dali, a instituição possui, espalhada pela cidade, outros 12 pontos de coletas para recolher tampinhas plásticas, garrafas pet e vasilhames de produtos de limpeza.

Na sede da instituição existe uma prensa para solidificar e acomodar as embalagens recolhidas em formato menor para facilitar o transporte até as industrias que irão reciclar e transformar em novos produtos. Nascida em Tupã, Claudia é formada em Enfermagem pela Unoeste. Na área de saúde atuou como chefe do setor de Hemodiálise da Santa Casa de sua cidade natal e, em Rio Preto, trabalhou no Hospital de Base e no Hospital Austa.

Ela também é conhecida por sua atuação como comerciante e empresária. Foi proprietária, por 20 anos, ao lado do marido, da Cachaçaria, um dos restaurantes mais conhecidos do interior paulista. Mas ela ganhou fama mesmo foi como protetora e defensora dos animais, o que a levou a ocupar uma cadeira como vereadora na Câmara Municipal de Rio Preto pelo MDB, partido do prefeito Edinho Araújo.

 

Celso Parra, José Francisco, vereadora Claudia e Nelson Gonçalves, na sede da entidade que troca garrafa pet por ração animal

A cada dois quilos de garrafas pet a entidade troca por um quilo de ração

A entidade fica na rua Oswaldo Cruz, 855, mas tem mais de 12 pontos de recolhimento de tampinhas plásticas espalhadas pela cidade

O engenheiro Celso Parra, do Lions Clube, escuta explicações sobre o funcionamento do projeto "Tampinha Que Salva"

Vereadora Claudia De Giuli ficou agradecida com doação de tampinhas feita pelo Lions Clube São José do Rio Preto 

Logomarca do projeto "Tampinha Que Salva" é patenteada

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2