Folha2

Lions comemora em abril 70 anos de presença no Brasil

 

Lions Internacional atuando há 70 anos no Brasil

O Lions Clube Internacional completa em 16 de abril deste ano seus 70 anos de atuação no Brasil, quando foi fundado o primeiro clube, no Rio de Janeiro, por Armando Fajardo. Apaixonado por corridas de cavalo, Fajardo era advogado e funcionário de primeiro escalão do Ministério da Educação. Viajou em dezembro de 1951 à Montevideo, no Uruguai, para assistir uma prova de turfe que levava seu nome. Lá recebeu a incumbência do diretor para a América Latina do Lions, o cubano Santiago Nivaldo Navarro, para arregimentar pessoas para fundar o primeiro clube de Lions no Brasil.

 Fajardo reuniu médicos, professores, engenheiros, advogados, militares e políticos. Ao todo eram 40 pessoas filantrópicas, com valores e histórias diversificadas. Pacificador, Fajardo ficou secretário e ajudou a eleger o médico ginecologista Arnaldo de Moura, também apreciador de cavalos como ele, para ser o primeiro presidente.

 Três meses depois, em julho, era fundado o Lions em São Paulo, com 56 associados, tendo a frente o advogado Floriano Peixoto Santos. Em março de 1953 era fundado, com 107 associados, o Lions Clube de Salvador (BA). Em abril do mesmo ano fundava-se o Lions de Curitiba (PR), em agosto o de Campinas e em setembro de 1953 o Lions Clube de São José do Rio Preto, no interior paulista.

 Na fundação de todos esses seis primeiros Lions esteve presente o cubano Santiago Nivaldo Navarro, que era poliglota e falava português fluentemente. Somente em 1986 foi que o Lions Internacional aprovou o ingresso das mulheres em seu quadro de associados. Maria Nydia Manzano de Freitas foi a primeira brasileira a se associar no Lions Clube de Assis. A irlandesa Gudrun Yangvadottir foi a primeira mulher a se tornar, em 2018, presidente internacional do Lions.

São José do Rio Preto

 O Lions Clube chegou em São José do Rio Preto pelas mãos do empresário carioca Roberto Furtado. Recém chegado na cidade para gerenciar a fábrica da Coca-Cola, Furtado tinha conhecido o Lions no Rio de Janeiro através de um amigo. E não teve dúvidas de implantar na cidade a construção desse clube de serviço.

Reuniu 23 pessoas de diversos segmentos da cidade para uma reunião nas dependências do salão da Sociedade de Medicina de Rio Preto. Era a noite de 7 de setembro de 1953 e o cubano Santiago Nivaldo Navarro se fazia presente e foi quem tocou, pela primeira vez, o sino do Lions para a abertura de uma reunião da instituição em terra rio-pretense.

Dos 23 fundadores, 18 eram maçons da Loja Cosmos, entre eles estava o venerável Arthur Nonato e Alberto Andaló, que meses depois seria eleito prefeito. As primeiras reuniões foram realizadas nas dependências do Hotel Terminus e posteriormente nos salões do Rio Preto Automóvel Clube.

Foi o Lions que iniciou, junto com o padre Ângelo D’ Oro, a construção dos seis primeiros barracões do Instituto São Judas Tadeu. Integrantes do Lions também tiveram participação importante na fundação do Instituto dos Cegos e do Alarme (Associação Lar de Menores da Região Araraquarense). A primeira Festa da Cerveja e o primeiro Concurso de Miss em São José do Rio Preto foram organizados pelo Lions.

Em 2021 sob a presidência de Mauro César Marques, em parceria com o Lions Sul, o Lions Centro de São José do Rio Preto participou da Campanha “Óleo do Bem” da TV Tem e arrecadou mais de uma tonelada de óleo de cozinha. Para cada litro de óleo usado, que iria para os rios, consegue-se preservar 25.000 litros de água.

.


Relação dos primeiros clubes de Lions no Brasil:

Rio de Janeiro –  fundado em 16 de abril de 1952

São Paulo – fundado em 23 de julho de 1952

Salvador – fundado em 21 de março de 1953

Curitiba – fundado em 23 de abril de 1953

Campinas – fundado em 24 de agosto de 1953

São José do Rio Preto – Fundado em 7 de setembro de 1953

O corretor de seguros Melvin Jones foi o fundador, mas nunca chegou a exercer a presidência internacional do Lions Clube

Fajardo quando esteve presente em Montevideo para assistir corrida de cavalos que levava o seu nome

Armando Fajardo, fundador do Lions Clube no Rio de Janeiro, era um verdadeiro pacificador e conseguiu reunir 40 líderes para fundar o primeiro clube









1 Comentários

  1. Parabens ao Lions Clube Internacional. Esta grande associação de pessoas especiais que fazem a diferença em todo mundo.Parabens aos Leões e Domadoras do Distritode São José do Rio Preto, em especial agora o Companheiro Leão jornalista Nelson Gonçalves

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2