Folha2

Hackers invadem sistemas na Câmara de Mendonça

 

Funcionários da Câmara de Mendonça ficaram sem acesso aos sistemas digitais

O site da Câmara Municipal de Mendonça foi alvo de ataque de hacker na manhã desta quinta-feira (17). Ao chegarem para trabalhar funcionários da casa constaram que não estavam tendo acesso ao sistema e encontraram uma mensagem na página administrativa informando que o sistema tinha sido invadido.

“Todos os seus arquivos foram criptografados”, dizia a mensagem, escrita em inglês, em letras grandes. Depois um texto, também em inglês, informava que todos os arquivos, documentos e fotos, bem como o banco de dados e outros arquivos importantes tinham sido copiados e que o único método de recuperá-lo seria adquirir, por meio de chantagem, um sistema vendido de segurança vendido pelo hacker que forneceu inclusive um e-mail para contato, registrado na Alemanha, segundo a Polícia.

O presidente da Câmara, Hericson de Carvalho Lino compareceu na Delegacia de Polícia para registrar queixa. O delegado Marcelo Rogério Barozzi e o escrivão Fábio Donizete Vivo registraram Boletim de Ocorrência para apurar o caso. As investigações já deram início para descobrir quem são os autores da invasão nos sistemas eletrônicos da Câmara Municipal.

Segundo a Câmara, não foram afetados conteúdos internos nem sistemas do Legislativo. Embora ainda não pudessem ter acesso aos sistemas, o site da Câmara continuava no ar e técnicos do setor já trabalhavam para recuperar todo o sistema para que volte à normalidade o quanto antes. O ataque ao sistema da Câmara de Mendonça parece ser mais uma ameaça às instituições democráticas.

No ano passado hackers também invadiram o site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O site do Ministério dos Esportes também foi invadido, em 2020, e a página inicial exibia uma montagem do presidente Jair Bolsonaro caracterizado como o palhaço Bozo e com textos de críticas ao governo federal. Até o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi invadido em 2020, mas não chegou a afetar o sistema de contagem de votos.

Burlar a segurança de um sistema computacional, buscando acessar ilegalmente, sem a permissão do dono, um computador ou sistema computacional e informático, tem sido a prática dos hackers. A palavra vem do inglês “to hack” que significa “acessar ilegalmente um sistema”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2