Folha2

Dom Vilar, vindo de São João da Boa Vista, será o novo bispo de Rio Preto

 

 

 Dom Vilar é novo bispo que irá assumir a diocese de Rio Preto

O Papa Francisco nomeou dom Antônio Emídio Vilar, de 64 anos, como novo bispo da diocese de São José do Rio Preto. Ele vem da diocese de São João da Boa Vista (SP), onde era bispo desde 2016. A solenidade de posse do novo bispo ainda não está marcada.

Dom Vilar postou no site da diocese de São João da Boa Vista que a nunciatura lhe fez essa comunicação, sob sigilo, há cerca de um mês, quando participava de um retiro espiritual na Chapa dos Guimarães (MT). O anúncio em São José do Rio Preto foi feito pelo administrador apostólico, com Moacir, arcebispo de Ribeirão Preto, por meio de comunicado aos fieis (veja abaixo a íntegra deste comunicado).

Quem é o novo bispo

Antes de atuar em São João da Boa Vista, comandando 80 paróquias, dom Vilar foi bispo em Cacéres (MT), logo após ter sido ordenado para exercer essa função. Ele é mineiro, nascido em 14 de novembro de 1957, em Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraiso (MG). Vivei sua infância na cidade paulista de Batatais, para onde a família mudou-se logo após seu nascimento.

Com 11 anos de idade ingressou no seminário salesiano de Pindamonhangaba, onde foi nomeado padre em 1976. Depois curso Filosofia e Pedagogia seguiu estudos religiosos em Lavrinhas e no Instituto Dom Bosco, em São Paulo. Ele também cursou bacharelado e mestrado em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma.

Atuou como padre na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, e em diversas funções como coordenador e professor em instituições de ensino religioso em Pindamonhangaba, Lorena, São Carlos e São Paulo. Ele também atuou como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida e foi membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

Durante sua posse como bispo em São João da Boa Vista cerca de mil fiéis comparecem em um ginásio de esportes para assistir a solenidade. Ele substitui em 2016 dom Davi Dias Pimentel, que por questões de saúde preferiu se afastar e faleceu no ano passado por covid-19.

Em março de 2021 dom Vilar esteve no gabinete da prefeita Maria Terezinha de Jesus Pedroza (DEM) para mostrar seu irrestrito apoio ao Plano São Paulo que impunha restrições ao funcionamento do comércio e locais púbicos. Em São da Boa Vista ele teve atuação firme, mas sempre de maneira discreta. Ele criou a Escola de Formação de Leigos, que teve recorde de inscrições. Mais de 200 pessoas se inscreveram para as 100 vagas.

 Segundo o bispo, a escola foi criada com o amadurecimento do Ano do Laicato, em 2018. “É uma excelente oportunidade de qualificar o serviço pastoral prestado pelos leigos das nossas comunidades paroquiais, preparando-os para vivenciar e comunicar a mensagem cristã à queles que desejam conhecer e seguir Jesus Cristo”.

Dom Vilar é também bispo referencial da Juventude da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

 

Novo bispo, dom Vilar, tem 64 anos e vem de São João da Boa Vista

Dom Vilar no dia em que tomou posse como bispo em São João da Boa Vista

Foto divulgada pela Diocese de Rio Preto de dom Vilar

Comunicado divulgado pelo arcebispo de Ribeirão Preto para anunciar a nomeação do novo bispo pelo Papa Francisco


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2