Folha2

Sexta-feira, 17 de setembro, é o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Austa Hospital adota várias ações para aprimorar segurança e cuidado com o paciente, o que o faz receber certificação nacional

 

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, é o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído há dois anos na 72ª Assembleia Mundial da Saúde realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a OMS tenha reconhecido a relevância desta data há apenas dois anos, a segurança do paciente é foco de hospitais em todo o mundo já desde o início do século. No Brasil, existe inclusive a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que certifica instituições de saúde que possuem gestão e adotam ações para garantir segurança aos pacientes.

O Austa Hospital, de São José do Rio Preto, possui o mais alto nível desta certificação, a Acreditação com Excelência – nível 3, conferida pela ONA. Através dela, a organização atesta que o Austa Hospital possui excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria contínua da qualidade assistencial.

Esta cultura da segurança do paciente já existente foi muito importante, inclusive, para que o Austa Hospital estivesse pronto para oferecer o melhor atendimento aos pacientes com a covid-19. Segurança foi um item fundamental durante a pandemia.

A segurança e bem-estar dos pacientes são proporcionados pelo hospital graças a inúmeras ações e processos adotados por todos os profissionais da assistência (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas etc) e das áreas de apoio.

“É de extrema importância a população saber sobre os protocolos de segurança do paciente. Além dos protocolos e treinamento com as equipes dentro do Austa Hospital, o envolvimento do paciente o torna um parceiro ativo no processo do cuidar, contribuindo para a promoção de sua segurança.  O estímulo ao envolvimento do paciente é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma a enfermeira Ana Cláudia Silveira Salles Dias, gerente de Qualidade e Segurança do Austa Hospital e do IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares.

No Austa Hospital, as unidades de internação realizam o huddle, reunião em que a equipe multidisciplinar do setor avalia todo o plano de tratamento do paciente, discute pendências e definem soluções. O huddle melhorou ainda mais a comunicação entre os profissionais, fundamental para o sucesso do tratamento. O termo huddle vem do esporte. É o momento em que, antes das partidas, os atletas formam um pequeno círculo para reforçar a estratégia do jogo e se automotivarem.

Cuidado muito importante é na hora da medicação. No Austa Hospital, a equipe adota o processo chamado “dupla checagem”, no qual um profissional prepara a medicação e, antes de administrar, é conferida por outro.

No Austa Hospital, outro grupo de trabalho vem se destacando em prol do bem-estar e segurança dos pacientes. É o “Time de Pele”, responsável pela avaliação diária da integridade da pele dos pacientes, principalmente dos críticos. Essa rotina de trabalho reforça a importância da realização da mudança de posição dos pacientes acamados e outros cuidados que a equipe multiprofissional deve realizar.

Cirurgia Segura

A cirurgia é um procedimento extremamente complexo, que envolve muitas variáveis. Ciente disso, no Austa Hospital, a cirurgia segura é amplamente trabalhada com as equipes. Vinte e quatro horas antes da execução do procedimento cirúrgico, é realizado um processo chamado “Bate Mapa”, ação na qual a equipe multiprofissional avalia todos os aspectos e situações em torno do procedimento a ser realizado para proporcionar total segurança ao paciente.


O Austa Hospital compartilha com a comunidade informações e conhecimento através do e-book “Você já ouviu falar de segurança do paciente?”, disponível acessando


https://blog.austahospital.com.br/e-book-seguranca-do-paciente/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2