![]() |
Jornalista Nelson Gonçalves e o empresário Milton de Carvalho, diretor da Hidraurio e presidente da Acomac, que prefaciou e ajudou a patrocinar o livro que dá dicas de como lidar com a Imprensa |
Oscar Oliveira, Especial para a Folha do Povo
O jornalista e pesquisador
Nelson Gonçalves, editor da Folha do Povo, lançou neste mês o livro “Como Lidar
com a Imprensa – Cara a Cara com o Repórter”. O livro, com 181 páginas,
publicado pela Pod Editora, tem prefácio do empresário Milton de Carvalho,
presidente da Acomac (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da
Região de São José do Rio Preto), que ajudou a patrocinar a obra.
A obra destinada
principalmente aos pequenos e micro-empresários, artistas, dirigentes políticos, lideranças de instituições e profissionais liberais aborda questões
práticas que facilitam o entendimento e relacionamento com a imprensa. O livro,
recheado de inúmeros exemplos, oferece dicas preciosas para se evitar gafes,
desentendimentos e mal-estares durante as entrevistas e relacionamento com os
repórteres. A capa e as ilustrações no livro são do cartunista Orlandelli, que trabalhou no Diário da Região e na revista Veja.
“Tivemos a honra de prefaciar
esse livro, e temos a certeza de que os assuntos e as dicas ali contidas serão
de extrema valia para ajudar a todos, principalmente aos pequenos comerciantes
que não possuem condições para contratar uma assessoria de imprensa”, afirmou
Milton de Carvalho, diretor-proprietário da Hidraurio, presidente da Acomac e que
também é vice-presidente financeiro da Anamaco (Associação Nacional dos
Comerciantes de Materiais de Construção), entidade que congrega 38 Acomacs e
três federações do setor.
Nascido em Marília e com mais
de 30 anos de experiência profissional, Gonçalves iniciou seu trabalho na
imprensa como chargista, em 1976, no antigo jornal “Correio de Marília”.
De lá para cá atuou em diversos órgãos de imprensa, passando por emissoras de rádio, televisão, assessorias de imprensa, agências de notícias, jornais e revistas. No início da década de 1980, Gonçalves foi o responsável por levar à Marília a Delegacia do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas e também da sub-sede regional da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Acumulando experiências interessantes e curiosas, Gonçalves diz ter tido a honra de ter participado do 1º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, realizado em 1986, na cidade de São Pedro, foi elaborado pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) o primeiro Manual de Assessoria de Imprensa. Quando ele assumiu, no ano 2001, a diretoria de Comunicação Social da Câmara dos Vereadores de São José do Rio Preto, escreveu um manual distribuído internamente aos vereadores e funcionários dando dicas de atendimento ao público e à imprensa. “Nessa época, um colega que trabalhava conosco nos sugeriu que transformássemos esse manual em livro”, revela. “O tempo passou, muitas coisas mudaram, mas o relacionamento entre a imprensa e possíveis entrevistados ainda carecem de alguns ajustes para que todos possam conviver de maneira harmônica e sem ruídos e mal entendidos”.
O livro lançado pelo jornalista aborda questões importantes com dicas para que o relacionamento com a Imprensa aconteça da melhor forma possível. É dirigido para agentes e dirigentes de órgãos públicos e privados, artistas, jogadores, profissionais liberais e, principalmente, para micro, pequenos e médios empresários que não dispõem de condições financeiras para contratar uma assessoria de imprensa profissional.
O livro já teve sua primeira edição esgotada. Mas pode ser adquirido sob encomenda no site da Pod Editora (podeditora.com.br) ou das livrarias Amazon (clique aqui) e do Clube dos Autores (clique aqui).
![]() |
Capa do Livro que tem ilustrações do cartunista Orlandelli |
![]() |
Jornalista Nelson Gonçalves exibe exemplar do livro "Como Lidar com a Imprensa - Cara a Cara com o Repórter" |