Folha2

Rotary promove campanha Hepatite Zero em Bady Bassitt

Rotarys Clubes de todo o Brasil estão engajados na Campanha Hepatite Zero


O Rotary Clube de Bady Bassitt e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) realizam nesta sexta-feira (26) mutirão que incentiva o diagnóstico de Hepatite. Serão oferecidos testes rápidos gratuitos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Para os médicos, é importante detectar se o paciente está infectado com Hepatite C, porque é uma doença que praticamente não apresenta sintomas no começo e por isso é conhecida como "Assassina Silenciosa".

Os testes visam quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que muitas vezes desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

Campanha

A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de dois continentes - África e Américas. As testagens estarão sendo feitas entre 20 de julho a 4 de agosto, nas principais cidades dos 26 Estados brasileiros, e também no Distrito Federal.

Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes são gratuitos.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2