![]() |
| Warley Gonçalles, presidente da COBAP, convoca aposentados e pensionistas para irem à luta por seus direitos e benefícios reajustados |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
O
presidente executivo da COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados,
Pensionistas e Idosos), Warley Martins Gonçalles, fez um apelo, por meio de um vídeo divulgado pelas redes sociais, à união de
aposentados, pensionistas, federações e associações de todo o país para
fortalecer a luta em defesa dos direitos da categoria. Segundo ele, o momento
exige mobilização e participação de todos para garantir a continuidade do
trabalho realizado pela entidade ao longo de mais de quatro décadas.
Fundada
em 1985, a COBAP é uma entidade sem fins lucrativos que possui sede
administrativa e representação política em Brasília, atuando na defesa dos
direitos dos aposentados, pensionistas e idosos, além de acompanhar pautas
legislativas de interesse da categoria no Congresso Nacional.
Durante
reunião realizada nos dias 16 e 17, em Brasília, que contou com a presença de
representantes de 15 federações e quatro advogados, foram discutidas
estratégias para fortalecer o movimento nacional dos aposentados. Entre as
principais reivindicações está a concessão do mesmo percentual de reajuste aplicado
ao salário mínimo para os benefícios de aposentadorias e pensões.
Warley
destacou que, apesar das recentes investigações envolvendo entidades ligadas ao
setor, nenhuma irregularidade foi encontrada na COBAP ou em suas federações
filiadas. “Nossa COBAP, nossas federações e associações estão limpas. Depois de
tantas investigações não se achou nada contra nós. Todos nós somos honestos.
Não se encontrou nada de roubo ou falcatrua na COBAP e nas nossas federações”,
afirmou.
O
dirigente ressaltou ainda que as investigações e os desdobramentos
administrativos provocaram dificuldades financeiras para a entidade,
comprometendo seu funcionamento. Segundo ele, houve paralisação nos repasses de
recursos, o que resultou na necessidade de desligamento de todo o quadro
funcional da confederação e na interrupção de suas atividades operacionais.
Atualmente,
a COBAP reúne 30 federações e aproximadamente 400 associações filiadas em todo
o Brasil. Para Warley, a sobrevivência dessas instituições é fundamental para a
defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas. “Não podemos deixar
acabar esse movimento. Se essas instituições deixarem de existir, quem vai
lutar e defender os interesses dos aposentados?”, questionou.
O
presidente informou que a diretoria da entidade permanece unida e que novos
esforços jurídicos serão adotados. Advogados da confederação deverão ingressar
com novas ações visando restabelecer mecanismos de arrecadação que garantam a
manutenção das atividades das entidades representativas.
Warley
também pediu apoio financeiro e institucional das federações e associações
filiadas para custear as despesas das ações judiciais e das iniciativas em
defesa da categoria. “Temos projetos de luta e benefícios para todos os
aposentados e pensionistas. Agora precisamos da participação de todos para
salvar nossa COBAP e nossas federações”, declarou.
À frente da COBAP e também da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Catanduva, Warley Martins Gonçalles reafirmou o compromisso da entidade com a defesa dos direitos previdenciários e sociais dos aposentados brasileiros, conclamando toda a categoria a permanecer mobilizada e unida em torno das causas que impactam milhões de beneficiários da Previdência Social. Clique aqui para saber mais sobre os benefícios apresentados pela COBAP e entidades a ela filiadas proporcionam aos aposentados e pensionistas.
| Reunião realizada em Brasília com representantes das Federações na COBAP |
| Representantes de 15 federações de aposentados e pensionistas participaram da reunião da COBAP |
| Warley com diretores e advogados da COBAP, durante reunião em Brasília |
