Folha2

Primeiro dia do Vestibular 2026 da Famerp 12.568 candidatos em seis cidades paulistas



 Lara Scarpassa acordou cedo nesta quinta-feira (11), mas a verdade é que nem precisava do despertador. O coração já vinha desperto há semanas. Aos 19 anos, moradora de São José do Rio Preto, ela viveu hoje mais um capítulo do sonho que carrega desde a infância: conquistar uma vaga em Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), onde a disputa chega a quase 170 candidatos por vaga.


Mesmo assim, ela chegou ao local de prova otimista. “Saio feliz. Acho que fiz meu melhor”, disse, respirando fundo e deixando escapar um sorriso de alívio que só quem enfrenta meses de preparação intensa conhece bem.

A história de Lara se junta à de 12.568 vestibulandos que participam nesta quinta e sexta-feira (11 e 12) do Vestibular 2026 da Famerp, um dos mais concorridos do país. Segundo a Fundação Vunesp, dos 14.591 inscritos, 13,9% não compareceram(2.023). Hoje, os candidatos enfrentaram a prova de Conhecimentos Gerais, composta por 80 questões objetivas de diferentes áreas. Amanhã (12), eles retornam para a segunda e decisiva etapa, com a prova de Conhecimentos Específicos — Biologia, Química e Física — além da Redação.

Lara Scarpassa, moradora de Rio Preto

As provas são aplicadas pela Fundação Vunesp, simultaneamente, em seis cidades paulistas — Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo.

A concorrência mais alta está em Medicina, com 13.584 inscritos para 80 vagas, o que representa 169,8 candidatos por vaga. O curso de Medicina da Famerp – instituição pública e gratuita vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo – recebeu nota máxima (5) no último Enade, indicador de excelência acadêmica que impulsiona a procura nacional. 

Devido à concorrência acirrada, Lara disse que ao longo deste ano estudou mais de 12 horas por dia, somando cursinho, exercícios, revisões e simulados. Para lidar com a ansiedade, ela reformulou a rotina: incluiu exercícios físicos, sono regulado e uma alimentação pensada para manter a energia necessária. “É meu terceiro ano prestando o vestibular da Famerp, contando a fase como treineira. Agora entendi o ritmo da prova. Vim mais confiante”, conta.

Neste primeiro dia de prova, o clima era de expectativa, mas também de maturidade. Lara sabe que fez tudo o que precisava — e, mesmo disputando com milhares de candidatos, sente que está onde deveria estar. “Meu sonho é cursar Famerp porque é uma instituição pública, gratuita, de excelência e na cidade em que moro. Não tenho condições financeiras de estudar Medicina em uma faculdade particular ou de morar em outra cidade, longe dos meus pais”, revela. 

Quem também saiu otimista deste primeiro dia de prova é estudante Ana Beatriz Carvalho Martins Vicente, 18 anos, moradora de Orindiúva. Candidata ao curso de Enfermagem, ela costuma dizer que a saúde nunca foi uma escolha — sempre foi certeza. 

Ana Beatriz Carvalho Martins Vicente, moradora de Orindiúva

Em Enfermagem, são 293 candidatos disputando 60 vagas (4,8 por vaga). Já Psicologia reúne 714 inscritos para 20 vagas, alcançando 35,7 candidatos por vaga.

Assim como Lara a Ana Beatriz, as mulheres representam a maioria absoluta dos inscritos em todos os cursos. Em Medicina, elas são 9.448 dos 13.584 candidatos; em Enfermagem, 249 das 293 inscrições; e em Psicologia, 597 dos 714 concorrentes. Lara e Ana Beatriz também representam a faixa etária de 17 a 19 anos, com 3.015 inscritos. A maior concentração, no entanto, está entre os 20 e 29 anos, que somam 6.297 participantes.

Para driblar a concorrência, Ana Beatriz concilia o terceiro ano do ensino médio com um curso técnico e aulas modulares das disciplinas em que encontra maior dificuldade. Mesmo com a rotina apertada, direcionou toda a preparação exclusivamente para a instituição dos seus sonhos: “Eu foco apenas nos vestibulares da Famerp. É o meu único interesse”, revela. “A Famerp me encanta pela estrutura, pelo corpo docente e pela ligação com o Hospital de Base (HB). A vivência prática começa cedo, com uma diversidade de casos que poucas faculdades oferecem”, pontua. 


Candidatos de todo o Brasil 

A Famerp atraiu inscritos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, reforçando seu alcance nacional. O estado de São Paulo concentra o maior número de participantes: 12.437, sendo 2.963 só da Capital. Fora de São Paulo, destacam-se Minas Gerais (892 candidatos), Goiás (264), Rio de Janeiro (254) e Mato Grosso do Sul (169). Também há candidatos vindos de regiões distantes, como Acre (3), Amapá (2), Roraima (2) e Amazonas (18).

A distribuição nos locais de prova evidencia a dimensão logística do vestibular: A cidade de São Paulo reúne o maior volume, com 5.300 candidatos, seguida por São José do Rio Preto (3.267), Campinas (2.118), Ribeirão Preto (2.007), Bauru (977) e São José dos Campos (922). Todas as provas são realizadas em unidades da Universidade Paulista (UNIP). 

O resultado final, com as convocações para matrícula, será divulgado em 30 de janeiro de 2026, no site da Fundação Vunesp.

Fotos: Johnny Torres / Famerp Divulgação


Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2