Folha2

Morre o pediatra e professor da Famerp Antonio Augusto Cais dos Santos, aos 73 anos

 


O pediatra e professor Antonio Augusto Cais dos Santos, referência em Rio Preto e docente histórico da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), faleceu nesta terça-feira, 4 de novembro, aos 73 anos, após sofrer um mal súbito. O sepultamento está previsto para as 17h desta quarta-feira, no Cemitério São João Batista.

Formado na 4ª turma da Famerp, o Dr. Antonio Cais dedicou décadas à docência e à prática pediátrica, tornando-se um nome admirado por colegas, alunos e pacientes. Sua trajetória foi marcada pela ética, sensibilidade humana e compromisso com o ensino e a medicina.

Reconhecido por sua atuação exemplar, o médico deixa um legado profundo na área da saúde infantil e na formação de novas gerações de profissionais. O professor deixa a esposa Sueli, as filhas Bárbara e Vanessa, ambas médicas, e quatro netos.

“Dr. Antônio Cais Santos é um médico formado na 4ª turma da Famerp. Um exemplo de homem, de dignidade, de ética, de profissional. Foi durante décadas professor aqui da nossa Famerp e sempre desenvolveu suas atividades de docente com muita dignidade, sempre muito respeitado pelos seus alunos, muito valorizado e muito carinhoso com seus pacientes. Um exemplo de competência e profissionalismo para todos nós”, afirma o diretor geral da Famerp, Prof. Dr. Helencar Ignácio.

Quem também reconhece o legado do Dr. Antonio Cais é o diretor executivo da Funfarme, Prof. Dr. Horácio Ramalho. "O Prof. Dr. Antonio Cais dos Santos foi um pediatra e professor que ajudou muito a nossa pediatria, aqui, em Rio Preto. Uma pessoa de grande luminosidade e compromisso, sempre ético e dedicado à assistência de qualidade. Deixa uma enorme contribuição para a Famerp, para a Funfarme e para a medicina pediátrica.”

Colega de trabalho e amiga pessoal, a Profa. Dra. Neide Aparecida Micelli Domingos, coordenadora do curso de Psicologia da Famerp, relembra o carinho que nutria pelo pediatra. "Dr. Antonio Cais foi um excelente pediatra. Foi pediatra dos meus filhos, hoje era pediatra dos meus netos. Tenho um enorme carinho por ele e pela família. Era uma excelente pessoa, super carinhosa e caridosa. Além da competência técnica, destaco a pessoa humana que ele era. Rio Preto perde um pediatra admirável”, destaca

Legado e reconhecimento

O nome de Antonio Cais dos Santos está diretamente ligado à consolidação da pediatria na região de Rio Preto. Durante sua trajetória na Famerp, formou inúmeras turmas e orientou gerações de médicos que hoje atuam em diversas partes do país.

Colegas descrevem o professor como um exemplo de dedicação, ética e humanidade, qualidades que marcaram tanto sua vida acadêmica quanto sua atuação clínica. Sua ausência deixa uma lacuna na medicina e na educação, mas seu legado permanece vivo na história da Famerp e na memória dos profissionais que formou.

Nota de pesar – Famerp

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Antonio Augusto Cais dos Santos, médico pediatra e docente que marcou gerações com seu exemplo de ética, humanidade e dedicação ao ensino e à saúde.

Neste momento de dor, a Famerp se solidariza com familiares, amigos, colegas e alunos, reafirmando o orgulho e a gratidão por toda a trajetória e contribuição do Dr. Antonio Cais à instituição e à medicina rio-pretense.



Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2