Folha2

Com novas iniciativas, Austa reforça compromisso com atendimento humanizado


Sábado é o Dia Nacional da Humanização, instituído para promover a dignidade e o respeito nas relações humanas. No Austa Hospital, de Rio Preto, empatia, carinho, acolhimento são praticados não só neste 29 de novembro, mas em todos os dias do ano. “As pessoas que atendemos, sejam pacientes ou acompanhantes, naturalmente estão fragilizadas, por isso, devemos cuidar delas em todos os aspectos, confortá-las para vencerem este momento delicado”, afirma Dr. Ronaldo Gonçalves, diretor médico do Austa Hospital.

Além do carinho em cada gesto durante o cuidado, em várias especialidades são desenvolvidas ações para tornar a experiência do paciente a mais tranquila, satisfatória e digna possível. São vários os exemplos por todo o hospital.

A equipe de Terapia Ocupacional promove a reabilitação dos pacientes de forma lúdica, com jogos, atividades criativas e estímulos sensoriais que os ajudam a retomar sua autonomia, tornando o processo mais leve e motivador.

Internado desde o dia 17 de novembro, o menino Levi Nogueira Bernardes, de 5 anos, é um dos pacientes que experimentam esta reabilitação com “gosto” de brincadeira. Ao ver a terapeuta ocupacional despejar sobre a cama canetas coloridas, álbum de colorir e brinquedos, a mãe, a vendedora Flaviana Nogueira Barbosa confessou ter tido uma grata surpresa. 

Levi Bernardes, de 5 anos, faz reabilitação com a terapeuta ocupacional Michele Colombo, que envolve também jogos e brincadeiras

“Faz dias que estamos no hospital e estava preocupada como o Levi iria reagir. Fiquei aliviada, pois a terapeuta e as enfermeiras brincam muito com ele, muito bom para entreter e sair da rotina. Só tenho a agradecer ao hospital o carinho de todos com meu filho”, afirmou Flaviana, moradora de Iturama, cidade mineira distante 200 quilômetros de Rio Preto.  

Minutos ao sol são valiosos e inesquecíveis para quem está há dias no leito hospitalar. Sensível a este detalhe, os fisioterapeutas levam pacientes para um passeio, quando possível, nas áreas externas do hospital. Morador de Monte Aprazível, oficial de cartório José Ostelino, de 61 anos, está internado desde 19 de novembro, e tem diariamente desfrutado de momentos ao sol na companhia de um fisioterapeuta.

“Passear todo dia é bom demais porque abre a mente da gente porque saímos um pouco do quarto, além de podermos bater um papo com os fisioterapeutas, ver outras pessoas e tomar um banho de sol. É muito gostoso’, disse Ostelino. 

Fisioterapeuta Maria Helena de Carvalho acompanha o paciente José Ostelino para caminhada ao sol no jardim do Austa Hospital

A dedicação e o carinho dos profissionais do Austa Hospital ganham cores e sabores nos pratos servidos diariamente, uma marca da instituição. Além de agradável, o visual ajuda a estimular o apetite dos pacientes, sobretudo das crianças, como o pequeno Gabriel Henrique Ribeiro Bochio, de 3 anos. “As refeições coloridas fazem com que ele se sinta em casa e assim ele passa a comer tudo, o que é muito importante num momento deste”, disse a mãe, Cristiane Aparecida Ribeiro, moradora de Nova Aliança.


As ações de humanização estendem-se também aos familiares e amigos dos pacientes, sobretudo internados em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).  No Austa Hospital, a equipe de psicologia participa ativamente das visitas nestas unidades, acompanhando familiares que precisam de apoio emocional, ajudando-os a lidar com a angústia e criando um ambiente de confiança.

Papel crucial na manutenção do ambiente humanizado é reservado à equipe de enfermagem, pois ela compõe o maior contingente de profissionais da assistência no hospital. Nossos profissionais de enfermagem são estimulados a estabelecerem uma relação de confiança com os pacientes, seus familiares e amigos. Isto inclui escuta qualificada, comunicação clara e presença constante.

“No Austa, o nosso compromisso parte do entendimento de que o cuidado vai muito além do tratamento clínico. Ele envolve acolhimento, respeito, escuta ativa e ações que reduzam o sofrimento físico e emocional. Por isso, criamos uma cultura de cuidado integrada, em que todas as equipes participam ativamente da experiência do paciente e da família”, afirma a enfermeira Ana Cláudia Silveira Salles Dias, gerente assistencial do Austa Hospital e do IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares.

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2