![]() |
Laboratório suspende atendimento por falta de pagamento por parte da Prefeitura de Bady Bassitt |
O Laboratório de Análises Clínicas de Bady Bassitt anunciou nesta quarta-feira (1º de outubro) a suspensão dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), alegando falta de pagamento por parte da Prefeitura. A proprietária do estabelecimento, Rita Lima, que por coincidência é prima da prefeita Janimeiri Catelani Buzzi (Podemos), afirmou que a medida foi inevitável diante do acúmulo de dívidas da administração municipal.
“Fomos obrigados a suspender temporariamente os atendimentos aos pacientes do SUS, tendo em vista que a Prefeitura não vem cumprindo com os pagamentos para a prestação desses serviços”, diz a nota emitida pelo Laboratório. Fundado em 1994, o laboratório atua há mais de 30 anos na cidade, prestando serviços a diferentes administrações municipais. Rita relatou que, apesar de já ter enfrentado atrasos no passado, a situação atual é inédita.
“Durante todo o período, mesmo sem receber, mantivemos nossas atividades com responsabilidade, arcando com salários, impostos, insumos e demais encargos, na esperança de que a situação fosse regularizada. Porém, chegamos a um ponto insustentável: não é mais possível trabalhar sem receber”, afirmou.
Segundo a empresária, os atrasos já vinham ocorrendo desde do ano passado e se acentuaram em maio deste ano. Ela preferiu não divulgar valores, mas apuração da Folha2 revelou que a dívida acumulada nos últimos três meses ultrapassa R$ 520 mil.
Rita também informou que decidiu não participar de futuras licitações para prestar serviços à Prefeitura. Os atendimentos do SUS no laboratório permanecerão suspensos até a quitação dos débitos. Segundo ela, a primeira e a segunda empresa vencedora na licitação ficaram inabilitadas e a empresa que ficou em terceiro lugar é a que foi contratada. “A Câmara dos Vereadores precisava averiguar isso”.
“Pedimos a compreensão de todos e reforçamos que a responsabilidade por esta interrupção recai exclusivamente sobre a falta de pagamento por parte da Prefeitura. Se ocorrerem os pagamentos, voltaremos a atender novamente”, disse Rita.
Prefeitura responde
Em nota oficial, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o Laboratório Imedi, recentemente contratado, segue atendendo normalmente a população por meio do SUS. “O grupo responsável pelo Laboratório Imedi mantém, há anos, uma sólida parceria com a Prefeitura, prestando serviços com excelência e contribuindo diretamente para o cuidado com a saúde da população de Bady Bassitt”, diz o comunicado.
A Prefeitura, no entanto, não explicou os motivos do atraso nos pagamentos ao laboratório de propriedade da prima da prefeita. Por meio de nota oficial, emitida pela assessoria de Imprensa da Prefeitura, a prefeita Janimeiri informou que o Laboratório Imedi, empresa recém contratada, segue atendendo normalmente a população, realizando exames laboratoriais clínicos por meio do SUS. “Reafirmamos que a saúde pública é uma das prioridades da gestão, e seguimos trabalhando para garantir um atendimento digno e eficiente para toda a população”, conclui a nota.