Folha2

UBS “Dona Dita” recebe capacitação sobre detecção precoce do câncer de pulmão

 

Parte da equipe de Saúde que participou da capacitação com os profissionais do HB

A equipe de saúde da UBS “Dona Dita”, em Mendonça, participou de capacitação sobre detecção precoce do câncer de pulmão, ministrada pela enfermeira Solange Cristina Fernandes Cunha, do Hospital de Base  (HB) de São José do Rio Preto, e pelo médico pneumologista Isaac de Faria Soares Rodrigues.

Durante o encontro, os profissionais apresentaram recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e do Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão (CBR) sobre o rastreamento da doença no Brasil.

 O câncer de pulmão é considerado altamente prevalente e letal, tendo o tabagismo como principal fator de risco. De acordo com as diretrizes, o rastreamento deve ser realizado em pessoas entre 50 e 80 anos, fumantes ou ex-fumantes que abandonaram o hábito nos últimos 15 anos e que apresentam histórico de consumo equivalente a 20 anos.

 

A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Mendonça voltadas à capacitação dos profissionais de saúde. O objetivo é ampliar o conhecimento das equipes e reforçar a importância do diagnóstico precoce, fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2