II Congresso Nacional de Saúde Mental discute desafios atuais e reúne especialistas em Rio Preto


 O II Congresso Nacional de Saúde Mental será realizado nesta sexta-feira (26) e sábado (27), no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), e tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos que afetam o bem-estar psicológico da população. O evento abordará temas emergentes, como o impacto dos jogos de aposta, a febre dos bebês reborn e uma análise crítica da série Adolescência, fenômenos que vêm despertando atenção de profissionais e do público.

A programação reunirá especialistas da Famerp, do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto e profissionais de renome nacional e internacional. Entre os destaques está o Prof. Dr. Vicente Caballo, PhD em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri, diretor e fundador da revista Behavioral Psychology / Psicología Conductual e autor ou organizador de 23 livros, sendo 12 traduzidos para o português e três para o inglês. Também participa a Profa. Dra Eliane Falcone, psicóloga, pós-doutora em Psicologia Clínica (PUC/RS) e em Psicologia Experimental (USP), referência em estudos na área.

Segundo o Ministério da Saúde, 38,6% das pessoas que participam de jogos de aposta apresentam algum grau de risco ou transtorno relacionado ao vício — um dos pontos centrais do congresso. Para a Profª Drª Carla Rodrigues Zanin, docente e vice-coordenadora da graduação em Psicologia da Famerp e coordenadora do Serviço de Psicologia do HB, o evento consolida um projeto que cresceu além das expectativas.

“É importante trazer profissionais e estudantes para discutir os desafios contemporâneos da saúde mental em diálogos interdisciplinares. O congresso surgiu como uma evolução natural da jornada de psicologia e hoje tem alcance nacional”, afirma Zanin.

Profª Drª Carla Rodrigues Zanin, docente e vice coordenadora da graduação em psicologia da famerp e coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital de Base

A expectativa é receber cerca de 500 participantes, entre psicólogos, psiquiatras, graduandos e residentes das áreas médica e multiprofissional, e profissionais da educação. Além das conferências, o encontro promove troca de experiências e atualização de práticas clínicas, fortalecendo a integração entre academia e sociedade.

Atendimento psicológico gratuito para a população

A comunidade de São José do Rio Preto também pode contar com atendimento psicológico gratuito oferecido pela clínica-escola da Famerp e pelo Ambulatório do HB. Entre março e agosto deste ano, o ambulatório atendeu 8.351 pacientes, enquanto a clínica-escola realiza, em média, cerca de 2 mil atendimentos por ano, ampliando o acesso da população a cuidados essenciais em saúde mental.

Programação

Sexta-feira, 26

A abertura do evento será com os convidados Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Funfarme; Prof. Dr. Helencar Ignácio, diretor geral da Famerp; Profª Drª Neide Micelli Domingos, Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da Famerp; Profª Drª Carla Rodrigues Zanin, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Complexo Funfarme, Docente e Coordenadora da Clínica-Escola da Famerp; Prof. Dr. Gerardo Maria de Araújo Filho, Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Complexo Funfarme, Docente e Coordenador Pedagógico da Graduação em Medicina da Famerp. 

A primeira palestra será com o Prof. Dr. Vicente Caballo, sobre “As habilidades sociais como problema geral dos transtornos de personalidade”, às 19h30, com a mediação da Profa. Dra. Neide Domingos. 

Sábado, 27

8h – “A vergonha central nos transtornos mentais”, com a palestrante Profa.Dra. Eliane Falcone e mediação da Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki, psicóloga e diretora adjunta de alunos da Famerp.

8h50 – “Jogos de aposta e o comportamento suicida: como tratar?”, com a palestrante Nicole Rezende da Costa Brey Bittencourt, e mediador Bruno Soleman Maritan, professor colaborador da Famerp;

10h40 – “Regulação emocional dos profissionais de saúde e educação: como aprender a autorregulação emocional e situações desafiadoras”, com os palestrantes Taciana de Castro Silva Monteiro Costa e Fernando Macedo Magalhães;

13h30 – “Bebê reborn: quando o brinquedo é um recurso emocional, como conduzir?”, com a palestrante Bruna de Marchi Facio e a mediadora Ester Franco de Souza Freitas Silva; 

14h15 – “Novas perspectivas no tratamento dos fenótipos da fome e papel das novas medicações antiobesidade na psiquiatria”, com o palestrante Estéfano Fornazari Ubiali Guimarães, com a moderadora Andréa Carla Machado. 

16h – “Vamos falar sobre a série adolescência? um bate-papo com a plateia”, com os palestrantes Marinei Melo Besteti Fernandes e José Robson Samara Rodrigues de Almeida Junior e o moderador Valdir Carlos Severino Junior.

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2