![]() |
O especialista em comportamento humano Roberto Tostes dá palestra para os profissionais do Austa Hospital |
Cuidar das pessoas, em todas as fases da vida, é o que define os profissionais de saúde que, no entanto, esquecem de cuidar de si mesmos. Em torno desta constatação que o Grupo Austa e suas unidades promovem a Sipat 2025, durante esta semana de 22 a 26 de setembro. A Semana vai além de abordar a prevenção de acidentes de trabalho e, através de palestras e várias atividades e eventos, convida seus mais de 1.200 profissionais a se conscientizarem ou lembrarem de que “Quem Cuida de Si Cuida Melhor dos Outros”.
Este é o tema central da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que acontece no Austa Hospital, Austa Clínicas, Austa Medicina Diagnóstica e IMC –Instituto de Moléstias Cardiovasculares. “A participação dos colaboradores está fantástica, com todos os eventos atraindo muita gente, o que é muito gratificante para nós e nossos profissionais do Sesmt e CIPAs, demonstrando que acertamos na escolha do tema principal da Sipat”, afirmou Rafael Chanes, diretor executivo do Grupo Austa.
Aos profissionais são oferecidos conhecimento e experiências através de palestras com especialistas convidados, como o palestrante, escritor e especialista em comportamento humano Roberto Tostes (“É agora! A mudança começa neste instante”), a psicóloga Valquíria Amorim (“Cuidando de Quem Cuida”, a coach Rose Ray (“Gestão de emoções”), o professor Antônio Agostinho (“Comunicação Interpessoal no Ambiente de Trabalho”) e a terapeuta Janaísa Debiagi, do Senac (“Autocuidado”).
Profissionais do Grupo Austa também contribuem com seu conhecimento falando aos colegas. A psicóloga Renata Alves enfocou a “Saúde mental”, o médico cardiologista Marcelo Villaça abordou “A importância do autocuidado para a saúde” e a nutricionista Ricy Ayoub convidou em sua palestra a plateia a se autoquestionar “Como estou cuidando de mim?”.
![]() |
Rafael Chanes, diretor do Grupo Austa, o especialista em comportamento humano Roberto Tostes e o engenheiro de segurança Aldeci Rodrigues, coordenador do Sesmt |
Durante os cinco dias, os participantes, oriundos de todas as áreas das unidades do Grupo, foram convidados também a cuidarem do corpo e mente em atividades como workshop de maquiagem, aromaterapia e ioga.
Todas as ações e palestras durante a Sipat do Grupo Austa convergiram para levar os profissionais de saúde a concluírem e decidirem “Hoje eu posso e mereço viver melhor”, tônica da explanação de Roberto Tostes em três palestras com os auditórios lotados.
“A pessoa precisa se amar, olhar para dentro de si, tomar as rédeas de sua vida e tomar decisões para a vida seja diferente, melhor. Estas decisões podem envolver os relacionamentos, a carreira e trabalho, a saúde, uma série de aspectos da vida. O importante é você entender que merece esta mudança e que isso vai se refletir na maneira como se relaciona com seus colegas de trabalho e clientes”, salientou Tostes.
A palestra do escritor compôs uma Semana que os organizadores julgam ter sido de muito sucesso. “Nesta Sipat, trouxemos assuntos inovadores, com focos nas questões psicossociais que afetam os profissionais de saúde, os convidando a refletirem sobre sua vida e a convivência no trabalho”, destacou o engenheiro de segurança Aldeci Rodrigues, coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Grupo Austa.
“Levamos nossos profissionais a voltarem seu olhar para si mesmos para se conscientizarem de que, estando bem física e mentalmente, cuidarão melhor dos nossos clientes e de todas as pessoas que passam por nossas instituições”, complementou Stefan Lopes dos Reis, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do IMC.
E o impacto sobre os profissionais foi grande desde o primeiro dia. A biomédica Afriana Cardoso, do setor de Medicina Nuclear do IMC confessou que o tema da Sipat, sobre o autocuidado, a atraiu de imediato. “Precisamos estar bem mentalmente e fisicamente. Quero aproveitar bastante esta Semana e estou certa de que irei tirar muitas lições positiva que levarei não só para o meu ambiente de trabalho como para a vida”, disse Afriana.
Tarcísio Simões, coordenador de enfermagem da Emergência do Austa Hospital, pontuou que mesmo o autocuidado e a segurança sendo inerentes ao exercício de sua atividade, a Sipat ampliou seus conhecimentos sobre estes temas, com nova abordagem. “Ao cuidarmos da gente, conseguimos ter mais empatia e energia para cuidarmos dos outros e sermos mais generosos e contribuir com os colegas, pacientes e com quem está à nossa volta”, declarou o enfermeiro.
Cuidar de si envolve atitudes simples, corriqueiras, mas que grande parte das pessoas não adota no dia a dia, o que inclui os profissionais de saúde, salientou a psicóloga Valquíria Amorim em sua palestra. “Antes de tudo, as pessoas precisam dormir e se alimentar bem, o que significa comer várias vezes ao dia. Os profissionais de saúde, em particular, têm um sono e alimentação desregrados”, afirma a psicóloga. Além disso, as pessoas precisam desfrutar de tempo com a família, amigos, ter hobbies, atividades que lhes deem prazer e praticar atividade física, completa Valquíria.
Orientações que tiveram impacto entre os que assistiram a palestra da psicóloga, entre os quais, Bianca Candea, líder da agência transfusional no Austa Hospital. “É a primeira que participo da Sipat e fiquei surpresa com os temas, sem dúvida, indispensáveis para nós, pois precisamos realmente cuidar bem de nós para oferecer o melhor a quem precisa de nós.”