Folha2

São Paulo se prepara o Festival de Luzes na Avenida Paulista

Avenida Paulista será transfomada numa imensa galeria a céu aberto com as luzes projetadas nos prédios

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

A paisagem urbana da maior cidade do Brasil está prestes a ser transformada pela luz, arte e tecnologia. Essa é a proposta do Festival Internacional de Luzes de São Paulo, que chega em agosto com a sua 7ª edição renovando o cenário urbano com cores e poesia visual, promovendo uma ampla ocupação de pontos emblemáticos da metrópole. A cidade se torna, assim, uma verdadeira galeria a céu aberto.

A ação inclui projeções em prédios e efeitos visuais de laser mapping sobre marcos arquitetônicos, árvores e até mesmo o céu. Combinando tecnologias inovadoras a uma curadoria artística criteriosa, o Festival tem como missão democratizar o acesso à arte e criar conexões entre o público, o território e a linguagem visual. A edição de 2025 conta com ações preparatórias que aquecem o público para o evento principal, este ano dividido em três finais de semana de agosto.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, Yelum Seguradora e Visualfarm, com financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival de Luzes foi concebido pela empresa Visualfarm, por iniciativa do artista e empresário Alexis Anastasiou, considerado um dos pioneiros do vídeo mapping e dos espetáculos com drones no país.

Festival de Luzes

O Festival Internacional de Luzes de São Paulo vem movimentando a cidade desde maio, quando teve início uma série de intervenções em diferentes regiões da capital. A primeira ocupação aconteceu na Praça Olavo Bilac, no centro da cidade. A ação marcou o lançamento oficial do festival com exposição de estreia dedicada ao gênio Leonardo da Vinci.

Nos dias 18 e 19 de julho será realizada a Ocupação dos Céus, com fachos de laser de alta potência projetados a partir de cinco pontos do centro expandido, entre os rios Tietê e Pinheiros, apontando para o céu como grandes faróis visíveis a quilômetros de distância.

As luzes projetadas nos prédios prometem impressionar a todos que passarem pelo local


Agosto com a Paulista iluminada 

Em agosto, São Paulo será iluminada por três finais de semana consecutivos de programação gratuita. O Festival Internacional de Luzes ocupará locais emblemáticos da cidade, como o Monumento das Bandeiras, o Beco do Batman e a Avenida Paulista, reunindo obras digitais, instalações imersivas e experiências visuais de grande escala.

“O festival nasceu da ideia de transformar a cidade em uma plataforma de arte viva. Desde a primeira edição, o objetivo tem sido surpreender o público e criar experiências que unam luz, arquitetura e narrativa visual. Em 2025, com a internacionalização do projeto e o lançamento do programa Intertwine Network, o evento dá um passo importante para ampliar esse diálogo com o mundo”, comenta Alexis Anastasiou, Diretor Artístico da Visualfarm e idealizador do festival.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2