Folha2

Navegadores da região se preparam para encarar a Refeno, a travessia Recife–Fernando de Noronha

 

Mais de 100 barcos participam da Refeno 2025, a maior competição náutica do Brasil

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

A tradicional Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que chega em 2025 à sua 36ª edição com partida prevista para 27 de setembro, contará com a participação de um grupo de navegadores da região de São José do Rio Preto (SP). A travessia de aproximadamente 300 milhas náuticas (560 km) reúne mais de 100 embarcações, divididas em 12 categorias, em uma competição que ganhou notoriedade como a maior regata oceânica da América Latina.

O veleiro Argos 2 tem como comandante o rio-pretense Ulisses Tarraf e uma tripulação composta por mais oito pessoas da região: Claudia Monteiro Dias, Denise Greco, Júlio Alessandro Silva Dias, Maurício Rosa, Maria Estela Carareto Macierinha, Tatiana Morosino de Andrade Cruvinel, o zootecnista Ciro Cruvinel  e o analista de sistemas Luís Cláudio Macieirinha. Apaixonado por navegação, Macieirinha não é um amador no assunto. Em 2023, ele atravessou o Oceano Atlântico, partindo da França para o litoral brasileiro, a bordo de um catamarã recém-adquirido. Foram quase 40 dias de travessia oceânica, enfrentando ventos fortes, mar agitado e longos períodos de navegação ininterrupta.

 A viagem feita em 2023 com tripulação reduzida exigiu perícia técnica e conhecimento avançado em rotas marítimas, meteorologia e operação de embarcações. Formado em análise de sistemas, Luiz Claudio une a lógica da computação à precisão náutica. Ele mesmo projetou sistema de monitoramento embarcado e vem auxiliando outros navegadores de rotas com a instalação de tecnologia de bordo.

Além de analista de sistemas, Luiz Claudio Macierinha é também produtor agropecuário e empresário no setor imobiliário. Reside em uma chácara bucólica no tradicional bairro da Matinha, em Bady Bassitt. Presidiu o Rotary Club de Bady Bassitt por duas vezes (2004-2005 e 2006-2007) e foi pioneiro responsável pelo processo de informatização de diversos clubes recreativos da região, entre eles o Monte Libano, de São José do Rio Preto, e a Associação Recreativa dos Tangarás, de Potirendaba.

O veleiro Argos 2 tem na tripulação representantes da região de Rio Preto

 Refeno 2025

A edição deste ano da Refeno contará com mais de 100 barcos inscritos, com participantes de 14 estados brasileiros e até barcos de países como Argentina, Espanha e Dinamarca. A largada ocorre dia 27 de setembro, no Marco Zero do Recife, e a chegada em Fernando de Norinha, com tempo estimado entre 14 a 19 horas, dependendo do desempenho dos barcos. O recorde da competição é do Veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que teve como comandante Georg Ehrensperger, que conquistou a marca de 14 horas, 34 minutos e 54 segundos em 2007.

 Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a Refeno é a maior regata oceânica do Brasil. Desde 1986 vem atraindo, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. São 300 milhas náuticas (560 kms) entre céu e mar com destino ao arquipélago de Fernando de Noronha.

 O embarque de navegadores de Rio Preto representa uma conquista relevante para o esporte náutico regional, que amplifica visibilidade e inspira geração de novos velejadores locais. Competir em águas tão desafiadoras, sob categorias técnicas rigorosas da Refeno, é um impulso valioso ao desenvolvimento da prática em regiões do interior paulista.

Refero 2025 acontece a largada no dia 27 de setembro de 2025


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2