Folha2

Hospital de Base receberá doação do Rotary de 60 órteses para tratamento de Pé Torto Congênito


O Hospital de Base (HB), referência regional em atendimentos pelo SUS e parte do complexo Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), foi contemplado com o anúncio da doação de 60 órteses ortopédicas destinadas ao tratamento de Pé Torto Congênito. A entrega foi oficializada na última quinta-feira, 10 de julho, em cerimônia promovida pelo Rotary Club de São José do Rio Preto.

As órteses serão utilizadas no Ambulatório de Especialidades do HB, que oferece, de forma totalmente gratuita, o tratamento completo da condição através do método de Ponseti, protocolo reconhecido internacionalmente como o mais eficaz na correção do Pé Torto Congênito. Neste método, o uso de órteses tipo bota é fundamental para manter a correção conquistada nas etapas iniciais, equipamentos estes que podem custar até R$1 mil no mercado.

Com a doação, o hospital irá oficializar seu banco de órteses, garantindo mais segurança e continuidade ao tratamento de crianças atendidas pelo SUS. “Atualmente temos um acervo de órteses que funciona com base de doação de outros pacientes, mas temos um volume limitado para o tamanho da demanda de pacientes que precisam. Com essa parceria do Rotary, a gente vai conseguir oficializar o banco de órteses da clínica de Ponseti do HB, para atender os pacientes que precisarem em nosso ambulatório”, cita Dr. Alceu Fornari Chueire Filho, ortopedista do HB.

Da esquerda para a direita, José Eduardo Damiani da Silva, presidente do Rotary   Club de São José do Rio Preto-Alvorada; Dr Alceu Cheire Filho, ortopedista do Hospital de Base, e Marco Aurélio Maset, governador do distrito 4480 do Rotary International.

“Essa parceria surgiu através do Dr. Ricardo Innecco de Castro, médico e rotariano, antes da pandemia, que alertou o Rotary Club de São Carlos-Norte sobre a necessidade de órteses para o tratamento de crianças com pé torto congênito. Nessa conversa, percebemos que vários pontos do Brasil precisavam também. O Rotary então entrou com o Rotary International Alemanha, distritos 1830 e 1860, através da Fundação Rotária, e conseguimos fazer a parceria para fornecer as próteses. Em Rio Preto, o Rotary Club  Alvorada  abraçou a causa e entrou em contato com o Dr. Alceu para concretizarmos a parceria com o HB”, explica João Passos Nogueiro Filho, associado do Rotary Club de São José do Rio Preto- Alvorada.

“É uma satisfação muito grande a filosofia do Rotary fazer projetos, pessoas que se destacam na sociedade, pessoas que abrem portas e conseguem ajudar. E  isso vindo ao nosso encontro, ficamos muito felizes em poder ajudar a sociedade da região”, complementa o rotariano. 

O serviço é conduzido por uma equipe médica altamente qualificada do HB, composta pelos especialistas Dr. Guaracy Carvalho Filho, Dr. Helencar Ignácio, Dr. Márcio Figueiredo, Dr. Alceu Fornari Chueire e Dra. Marcella Brandão. “É uma iniciativa que fortalece nosso compromisso com o atendimento de excelência e totalmente gratuito à população”, completa o especialista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2